Secretaria Municipal de Educação

08/04/2013 - Educação
A história de Laurinha: Inclusão na educação
A partir de um trabalho para a pequena com Síndrome de Down, todos da turma aprendem juntos.

foto/divulgação: Escola Osvaldo Machado- Ponta das Canas

Laurinha e Professora Ana Caroline

Aluna do terceiro ano do ensino fundamental da Escola Básica Municipal Osvaldo Machado, em Ponta das Canas,  Laurinha Carollo tem síndrome de down. A professora Fabiana Florêncio e a auxiliar de ensino de educação espcial Ana Caroline desenvolvem algumas atividades diferentes para que a pequena possa aprender cada vez mais. Livros infantis são usados para que Laurinha estude contos e parlendas, que são rimas em versos para divertir e para que a criança guarde algum conteúdo na memória.

 

Para diversificar o trabalho com a aluna de oito anos, Ana Caroline ilustrou uma parlenda. “Numa casa mal assombrada, tinha uma bruxa malvada com uma faca na mão passando manteiga no pão”. Quando falou sobre o assunto com a professora, Fabiana teve a ideia de usar essa estratégia com as 22 crianças da sala de aula, focando no jogo de palavras e imagens.

 

 

Assim, um trabalho que foi pensado como uma adaptação de conteúdo para uma aluna com deficiência, tornou-se universal. Para Ana Caroline, trata-se de inclusão: “é uma questão de respeito à diversidade e à integração”.

 


galeria de imagens