Secretaria Municipal de Educação

17/04/2013 - Educação
Farra do boi e a violência contra animais
Aluna da rede municipal de ensino é destaque em concurso de redação para combater maus tratos

foto/divulgação: pm.sc.gov.br

Professora Sueli de Andrade, Professora Karoliny Correa e a aluna Beatriz Silva Duarte da Escola Básica Batista Pereira, e o coronel Nazareno Marcineiro.

Beatriz Silva Duarte, da Escola Básica Batista Pereira, no alto do Ribeirão da Ilha, foi destaque entre os alunos das escolas municipais do estado, no concurso de redação “A farra do boi e a violência contra os animais”. O concurso fez parte de uma série de ações preventivas e educativas tomadas pela Polícia Militar Ambiental, com objetivo de conscientizar e promover o respeito ao meio ambiente.

 

As escolas participantes estão localizadas em regiões em que a prática ilegal da farra do boi ocorre mais frequentemente, onde há tradição açoriana. Para a aluna Beatriz “a farra do boi é um evento que infelizmente faz parte de nossa cultura. Antigamente não havia maus tratos, tudo era somente uma brincadeira”. A estudante, premiada com um celular e um certificado, ainda ressalta que hoje, devido à violência e maus tratos aos animais, a prática da farra é crime, punível com pena de 3 meses à 1 ano de prisão.

 

Na capital, os trabalhos foram ministrados sob a supervisão do Cabo César Murilo e do soldado Mário Campos, que no mês de março percorreram nove escolas. Entre as quais, as Escolas Básicas Municipais Mâncio Costa, Dilma Lucia dos Santos, Batista Pereira e Maria Conceição Nunes.

 

Conscientizar dá resultado

Capacitar alunos e professores para serem multiplicadores da cultura, do respeito à natureza e do meio em que vivem, e mais especificamente, das boas relações entre humanos e animais é o foco das ações realizadas pela Policia Militar Ambiental. Os militares Murilo e Mário ressaltam que devido aos trabalhos, há uma maior conscientização comunitária e o desejo da população em denunciar a prática, e que por isso, deve haver um aumento em relação ao número de denúncias de maus tratos aos animais.

 

A solenidade de premiação dos vencedores do concurso da redação aconteceu no final de março e foi realizada no quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Santa Catariana. Entre as diversas autoridades das áreas de segurança e educação estiveram presentes os coronéis Nazareno Marcineiro e Valdemir Cabral, comandante e subcomandante-geral da PM, e a professora Sueli Amália de Andrade que representou o professor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, Secretário Municipal de Educação.


galeria de imagens