Secretaria Municipal de Educação

18/04/2013 - Educação
De repente um turista
Atividade incentiva alunos a viajarem virtualmente

foto/divulgação: E.M.B Osvaldo Machado

Alunos aprendem a traçar rotas e visualizar mapas e cidades

Alunos do 3º ano da Escola Básica Municipal Osvaldo Machado, na Ponta das Canas, visitaram virtualmente cidades como Rio de Janeiro, Nova York e Paris. A atividade começou com a elaboração, feita pelos estudantes, de plantas dos trajetos percorridos frequentemente por eles, de casa à escola, e teve como objetivo auxiliar no processo cognitivo das crianças ajudando-as a explorar e compreender os espaços em que vivem.

 Orientados pela professora Fabiana Florêncio, em parceria com a auxiliar de tecnologia educacional Graziela Sarksis, os trabalhos foram realizados na sala informatizada. A ação teve como objetivo, também, utilizar geotecnologias como o google maps, que oferece serviços com referências geográficas.

Os estudantes recorreram ao meio virtual para auxiliá-los a compreender os caminhos, rotas, observar paisagens humanas e naturais, e a debaterem sobre a importância da preservação do meio em que habitam. De acordo com a auxiliar Graziela, os alunos se empolgaram com a realização da atividade e foram além, exploraram virtualmente lugares onde nunca haviam estado, permitindo assim, que viajassem sem precisar sair da escola. 

No Rio de Janeiro, percorreram o Cristo Redentor, no Morro do Corcovado, e o Pão de Açúcar, na Baía de Guanabara. Em Paris, “visitaram” a Torre Eiffel e em Nova York, a Estátua da Liberdade e a ponte do Brooklyn, que liga os distritos de Manhattan e Broklyn.

 

Percorrendo o mundo sem sair de casa

Geotecnologia ou geoprocessamento é um conjunto de tecnologia para adquirir, armazenar, processar, analisar e integrar informações com referência geográficas. Utiliza programas de computador que permitem usufruir de informações cartográficas como mapas, cartas topográficas e plantas. O GPS, sistema de posicionamento global, levantamentos aéreos e orbitais, por exemplo, são frutos dessa tecnologia de informações geográficas.

 

O Google Maps, site de serviço gratuito, por exemplo, permite a pesquisa e visualização de mapas, elaboração de rotas e imagens de satélite da terra com possibilidade ainda de “andar” pelas ruas, visitar os mais diversos patrimônios, museus e conhecer obras. Conhecer diversos lugares como Paris, Veneza e Flórida sem sair de casa, agora é possível. Há, também, serviços que permitem a visualização nítida da superfície da lua, assim como consultar onde pousaram as naves das diversas missões da NASA, agência responsável pela Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço pertencente ao governo dos Estados Unidos da América.


galeria de imagens