Secretaria Municipal de Educação

07/05/2013 - Educação
Conhecer para preservar: estudantes visitam museu
Crianças da Escola Brigadeiro Eduardo Gomes estudam inscrições rupestres e oficinas de polimentos de instrumentos dos sambaquieiros

foto/divulgação: Escola Básica Municipal Eduardo Brigadeiro Gomes

Estudantes observam inscrições rupestres.

Alunos do quarto ano do ensino fundamental da Escola Básica Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, no Campeche, atravessaram a Ilha para visitar o  Museu Arqueológico ao ar Livre, no Costão do Santinho.

A criançada foi conferir in loco as figuras feitas sobre pedras, os sítios de inscrições rupestres, herança das populações indígenas - os sambaquieiros- que habitavam o litoral de Santa Catarina há cerca de 5 mil anos.

Os estudantes tiveram a oportunidade também  de conhecer as oficinas líticas de polimento, locais onde essas antigas civilizações preparavam machadinhas, pontas de lanças, pesos para redes de pesca e outras ferramentas. São marcas em rochas, em forma de sulcos,  resultado da elaboração dos artefatos ou de atividades de afiação dos instrumentos.

A ideia das professoras Greyce Bressan e Vera Cordeiro foi de fazer a criançada refletir  sobre a questão de preservação do patrimônio, um santuário de grande valor histórico para Santa Catarina.   


galeria de imagens