Secretaria Municipal de Educação

01/02/2010 - Educação
Projetos desenvolvidos na Capital são apresentados no Extremo Oeste
Os principais projetos apresentados nas conferencias foram as Brigadas Comunitárias e Bombeiros Mirins.

foto/divulgação:

As apresentações das experiências foram feitas nas cidades de São Miguel do Oeste, Descanso e Guaraciaba

 

Os projetos Brigadas Comunitárias e Bombeiros Mirins, que ocorrem na capital com o apoio das Secretarias de Educação, Habitação e Saneamento Ambiental sobre supervisão do Corpo de Bombeiros Militar e financiamento do Governo Federal, foram apresentados pelo comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militares, Ten Cel Evandro Carlos Gevaerd e pelo Bombeiro Comunitário e Professor da Secretaria Municipal de Educação da Capital, Charles Schnorr, nas Conferencias Municipais de Defesa Civil das cidades do Oeste, os projetos sociais desenvolvidos nas comunidades carentes de Florianópolis.

 

As apresentações das experiências foram feitas nos dias 28 e 29 de janeiro nas cidades de São Miguel do Oeste, Descanso e Guaraciaba, durante as conferencias municipais de Defesa Civil desenvolvidas nestas cidades. Os projetos foram apresentados a sociedade civil organizada, prefeituras, corpo de bombeiros e demais interessados no assunto de prevenção e ajuda humanitária.

 

As conferencias tiveram uma avaliação muito positiva por parte do comandante Gevaerd e do professor Charles, pois foram momentos ricos em trocas de experiências, especialmente conhecendo a realidade organizacional da sociedade civil das cidades visitadas. Principalmente nos relatos sobre o evento adverso ocorrido na cidade de Guaraciaba em setembro de 2009, quando tornados atingiram de forma intensa suas comunidades. Foi neste período que a comunidade do Extremo Oeste percebeu a importância da ajuda mutua humanitária, onde diversos municípios e instituições uniram-se em busca das ações de resgate e posterior reconstrução da cidade.

 

Também foi exposta a formação de professores da rede municipal de ensino de Florianópolis em atendimento e prevenção de acidentes e primeiros socorros no ambiente escolar e familiar.

 

Atualmente o projeto de Brigada Comunitária já atende cinco comunidades e prevê chegar a 10 comunidades do maciço do Morro da Cruz. O foco é capacitar pessoas das comunidades de difícil acesso na área de prevenção e intervenção em emergências. Desta forma, os moradores de cada comunidade são preparados para prestar primeiros socorros a acidentados ou nos casos de incêndios iniciarem o combate as chamas. Ao final, cada aluno recebe dois extintores portáteis de incêndios e uma bolsa contendo materiais de primeiros socorros. Outra função do brigadista é participar de vistorias, coordenadas pelo Corpo de Bombeiros de Florianópolis e Defesa Civil, em residências da comunidade para orientar pessoas sobre a prevenção de acidentes.

 

Já o projeto Bombeiro Mirim, atendeu até 2009 aproximadamente 2100 crianças em 14 comunidades carentes. Em sua maioria, as turmas acontecem na Estrutura das Escolas Municipais, sendo destinado a crianças e adolescentes com idade entre 5 e 14 anos. O objetivo é promover orientação preventiva e vocacional, desenvolvimento da personalidade, valorização da cidadania e auto-estima, tendo sempre como tema central as atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros.

 

O projeto de formação de professores acontece desde o ano de 2006 e já formou mais de 500 profissionais da educação para como agir em situações de emergência, bem como, as formas de atuar e construir conceitos de prevenção no ambiente escolar e nas comunidades. Os professores tornam-se multiplicadores dos assuntos de primeiros socorros, combate a principio de incêndios, noções de comportamento no meio aquático e conceitos de defesa civil.

 

Os cursos são ministrados por profissionais e voluntários do Corpo de Bombeiros de Florianópolis e Professores e estagiários da Secretaria Municipal de Educação.


galeria de imagens