Secretaria Municipal de Educação

18/06/2013 - Educação
Crianças aprendem brincando na Creche Fermínio
De forma divertida e significativa elas adquirem conhecimento e começam a entender o mundo

foto/divulgação: Simone Losso

Crianças felizes com o projeto desenvolvido

  Brincar é fundamental para a construção da identidade e da autonomia das crianças. Além de proporcionar o desenvolvimento motor, intelectual e social. É com este pensamento que as crianças, de 05 e 06 anos, da Creche Municipal Fermínio Francisco Vieira, no Córrego Grande, estão participando do projeto Brincando e Aprendendo, coordenado pela professora Simone Losso. “Eles são carinhosos, atenciosos em tudo que propomos, aprendem com facilidade e encontram na brincadeira o ponto de partida para novas aventuras, conquistas e aprendizagens”, observa a professora.

 

   Através da musicalização, são trabalhadas com as crianças formas de expressão, como a gestual, musical, dramática e plástica. Pela música, as crianças aprendem a linguagem dos sinais- a Libras, e ritmo, por exemplo.

  Através da linguagem oral foi possível trabalhar a ampliação do vocabulário, saindo do abstrato, passando para o concreto: a escrita. Com isso, surge o letramento, quando as crianças entram num mundo mágico, o mundo das letras, das perguntas, das curiosidades. Vivenciar o Brincar é poder trabalhar o Letramento de forma divertida e significativa como, por exemplo, fazer as vogais com palitinhos de picolé.

 

  Os jogos de memória e cabra cega são utilizados para que as crianças adquiram confiança, interaja com o outro e aprendam. Segundo a professora Simone Losso, “a criança começa a entender como as coisas funcionam, o que pode e o que não pode ser feito, aprende que existem regras que devem ser respeitadas, aprende a perder e percebe que o mundo não acaba por causa disso. Descobre que, se ela perde um jogo hoje, pode ganhar amanhã, já que, uma criança é criança porque brinca. Se não consegue brincar, não está bem”.

 

 

Aurora

 

  O letramento ganhou uma mascote. Com folhas de árvores, cola e verniz para artesanato sem cheiro, surgiu uma coruja, a Aurora. O animal é símbolo da Filosofia e da Pedagogia, e, consequentemente, da leitura. A corujinha foi criada a partir da mão de cada criança.

 

 

Sem barreiras

 

  Como há crianças com necessidades especiais na turma, todo o projeto foi focado no brincar e no afeto, desta forma superam os medos e obstáculos. Para Simone Losso, “o brincar desperta sentimento, contribui para o desenvolvimento global e para socialização”. A professora complementa: “através da educação, tudo é possível, até porque a deficiência não é barreira para educação”.


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