Secretaria Municipal de Educação

06/08/2013 - Educação
Educação na Capital é a quinta melhor do país
Capital catarinense está entre os cinco municípios mais bem classificados no país

foto/divulgação: EBM Adotiva Liberato Valentim

A taxa de analfabetismo é baixa em Florianópolis desde 2007

  Florianópolis é a capital do Brasil com maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Na área da Educação, dentre os 5 mil 565 municípios, está na quinta colocação.  O levantamento foi feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). O IDHM vai de zero a um. Quanto mais perto do um, melhor é o desempenho do município. 

 

  Na Educação, a capital catarinense é classificada como nível “muito alto”, com 0,800.  Estão à frente de Florianópolis somente Águas de São Pedro, São Caetano e Santos, localizados no Estado de São Paulo, e Vitória, no Espírito Santo. O cálculo do IDH relativo à Educação leva em conta a taxa de alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais e a taxa bruta de frequência à escola.

 

  Em Florianópolis, no ensino fundamental, as crianças de 6 a 14 anos estão em sala de aula.  Os que possuem de 4 a 5 anos também estão, em sua ampla maioria - 99,5% - em creches ou núcleos de educação infantil, incluindo todas as redes. Isto totalizava em 2012 a quantia de 9.250 crianças.

 

Cidade Livre de Analfabetismo

 

  A taxa de analfabetismo de jovens, a partir de 15 anos, é pequena: 2,09%. Por esse desempenho, o município já havia recebido em 2007 do governo federal o selo de Cidade Livre de Analfabetismo.   No entanto, a Prefeitura quer melhorar ainda mais a escolaridade da população. Foi lançada uma campanha que tem como foco principal trazer para os bancos escolares os quase oito mil pais ou responsáveis pelos alunos da rede municipal de ensino que não terminaram o ensino fundamental.  Atualmente, já frequentam algum Núcleo de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) quase 1.300 pessoas.

 

Mais tempo na escola

 

  O sistema de tempo integral é outra estratégia da Secretaria Municipal de Educação para dar mais qualidade à aprendizagem. No ensino fundamental, 48% dos estudantes ficam na escola fora do horário regular de aula para participar de reforço pedagógico e das mais diversas oficinas, como de esporte, arte e informática.

  Quanto ao ensino de educação infantil, 68% das crianças de 4 meses a 5 anos ficam nas unidades durante dois períodos: entram pela manhã e saem por volta das 19 horas.

 

Níveis de primeiro mundo no IDEB

  No ano passado, a educação da rede municipal de Florianópolis alcançou a média de países do Primeiro Mundo em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), com nota 6. Nos anos iniciais, 54% das escolas básicas, que participaram da avaliação do Ministério da Educação, atingiram notas que variam de 6,0 a 6,6. Os dados do governo federal levam em conta a Prova Brasil e os indicadores de rendimentos dos alunos.  Pelo MEC, essa média deveria ser alcançada por Florianópolis somente em 2019, com 6,1.

  O bom desempenho das escolas colocou Florianópolis em primeiro lugar entre as capitais do Brasil do primeiro ano ao quinto ano. O município superou Curitiba, Palmas, Campo Grande, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

  Nos anos finais, os estabelecimentos municipais de ensino, com nota geral de 4,6, quase já atingiram o que foi projetado pela Presidente Dilma Roussef para 2013 (4,8). Com a avaliação, dentre as sedes de governos estaduais, a capital catarinense ficou na quarta posição, sendo ultrapassada apenas por Palmas, Campo Grande e Curitiba.

 

Índices da educação

 

Atendimento de crianças de quatro a cinco anos no município

Ano

Taxa

2000

56%

2012

99,5%

 

 

Atendimento de crianças de seis a quatorze anos no município

Ano

Taxa

2000

100%

2012

100%

 

 

Alfabetização de pessoas a partir de 15 anos no município

Ano

Taxa

2000

3,6%

2012

2,09%

 

 

Tempo integral no ensino fundamental da rede municipal+ ONG’s

Ano

Taxa

Estudantes

2013

48%

9.721

 

 

Tempo integral no ensino infantil da rede municipal

Ano

Taxa

Crianças

2000

30%

2.403

2012

68%

7.438

 

 

 

Taxa de aprovação no ensino fundamental da rede municipal

Ano

Taxa

Crianças

2001

85, 64%

11.906

2012

97,89%

15.226

 

Taxa deabandono no ensino fundamental da rede municipal

Ano

Taxa

Crianças

2001

1,61 %

224

2012

0, 61%

95

 

Taxa dereprovação no ensino fundamental da rede municipal

Ano

Taxa

Crianças

2001

12,80 %

1.772

2012

1, 50%

234

 

 

IDEB em Escolas Municipais

 

Anos iniciais

 

Posição

Unidade

IDEB

Escola Básica Dilma Lúcia dos Santos (Pântano do Sul)

6,6

Escola Básica Osvaldo Machado (Ponta das Canas)

6,5

Escola Básica Batista Pereira (Ribeirão da Ilha)

6,4

Escola Básica Osmar Cunha (Canasvieiras) 

6,4 

Escola Básica Paulo Fontes (Santo Antônio de Lisboa)

6,3

Escola Básica José Amaro Cordeiro (Morro das Pedras)

6,2

Escola Básica João Alfredo Rohr (Córrego Grande)

6,1

Escola Básica Maria Tomázia Coelho (Santinho)

6,1

Escola Básica Beatriz de Souza Brito (Pantanal)

6,1

Escola Básica Brigadeiro Eduardo Gomes (Campeche)

6,0

Escola Básica Albertina Madalena Dias (Vargem grande)

6,0

Escola Básica Acácio Garibadi São Thiago (Barra da Lagoa)

6,0

Escola Básica Vitor Miguel (Itacorubi)

6,0

 

Anos finais

 

Posição

Unidade

IDEB

Escola Básica Henrique Veras (Lagoa da Conceição)

5,3

Escola Básica Almirante Carvalhal (Coqueiros)

5,2

João Gonçalves Pinheiro ( Rio Tavares)

5,2

Brigadeiro Eduardo Gomes (Campeche)

5,1

Gentil Mathias (Ingleses)

5,1

Osmar Cunha (Canasvieiras)

5,1