Secretaria Municipal de Educação

15/08/2013 - Educação
Educação implementa hora-atividade
Acordo coletivo de trabalho garante benefício integral até 2015

foto/divulgação: SME

As professoras Janete e Gisele, da Creche Gentil Mathias, e a criançada de 3 e 4 anos de idade.

A partir deste ano, os quase três mil profissionais do magistério da rede municipal de ensino de Florianópolis terão direito à hora-atividade. Esse período fora de sala de aula é utilizado para planejamento, estudo e avaliação.

Desde 1987, professores e especialistas em assuntos educacionais - Orientador, Supervisor e Administrador Escolar - tinham nos anos finais, pelo estatuto do magistério, 30% de sua jornada de trabalho para hora-atividade.  Isto perfaz 46% de todos os profissionais da Educação.

A partir da lei municipal 427/2012, são contemplados também os Professores da Educação Infantil, Professores dos Anos Iniciais, Professores de Apoio Pedagógico e Professores Auxiliares. Conforme acordo coletivo com o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal, a implementação gradual da hora-atividade será integralizada até 2015.

Desta forma, os outros 64% da categoria são atendidos. A implementação progressiva tem o objetivo de adequar a realidade da rede municipal de ensino à nova legislação, por meio da contratação de mais profissionais e reestruturação do currículo.