Secretaria Municipal da Fazenda

02/10/2023 - Fazenda
Fazenda de Florianópolis reúne-se com organizações contábeis para esclarecer mudanças no Sistema Tributário Municipal

foto/divulgação: divulgação/PMF

Fazenda de Florianópolis reúne-se com organizações contábeis para esclarecer mudanças no Sistema Tributário Municipal

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria da Fazenda, se reuniu com representantes do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon), do Núcleo de Contadores da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) e do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) para alinhar informações referentes às recentes mudanças no Sistema Tributário Municipal e também às alterações na emissão de Nota Fiscal. O encontro aconteceu na última sexta-feira e contou também com representantes do Pró-Cidadão, Casa do Empreendedor e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
 
O processo de desburocratização pelo qual está passando a Secretaria de Fazenda de Florianópolis, por vezes, acarreta em dúvidas nos órgãos de contabilidade. Para esclarecer todos os questionamentos, 14 tópicos foram colocados em pauta e discutidos pelas pessoas presentes. A agilidade dos processos sem perder a segurança dos dados é prioridade na Fazenda Municipal.
 
A administração municipal reforça que algumas dificuldades encontradas recentemente referem-se à mudança dos microempreendedores individuais (MEIs) que desde 1º de setembro devem emitir suas notas fiscais exclusivamente no Portal do Simples Nacional, e não mais no sistema municipal,  conforme determinação nacional com a resolução 171/2022 do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), o que também ficou esclarecido.
 
“Estarmos devidamente alinhados com as organizações contábeis é fundamental para que esse processo de mudança no sistema seja mais rápido e eficaz. Na reunião, conseguimos elucidar tudo que era preciso, mas seguiremos em contato constante com todos os órgãos em caso de novas dúvidas surgirem”, destaca a secretária da Fazenda de Florianópolis, Michele Roncalio.