Fundo Municipal de Cinema

05/06/2012 - Cultura
FCBadesc exibe filmes da oficina Corpo Sensível
Os filmes foram produzidos durante o curso promovido pelo Funcine e MIS

foto/divulgação:

O Coletivo de investigação e produção em 8 e 16mm de Florianópolis promove na Fundação Cultural Badesc, no dia 6 de junho, às 19h, projeção com as experimentações fílmicas realizadas em 16mm durante a Oficina Corpo Sensível, realizada em maio. Os filmes foram produzidos durante o curso promovido pelo MIS, Funcine e Fundação Catarinense de Cultura, ministrado por Melissa Dullius e Gustavo Jahn.

 

Os artistas e cineastas participantes da Oficina filmaram, revelaram e montaram sequências em 16mm ao longo de uma semana, explorando diversas possibilidades químicas e estéticas da película. O equipamento utilizado na oficina - câmera, tanque para revelação e projetor - é agora patrimônio do MIS e está disponível para uso dos técnicos habilitados.

 

O coletivo, fundado a partir da primeira oficina,  agora se organiza para a estruturação de um laboratório permanente, onde poderão compartilhar o conhecimento adquirido e dar continuidade às investigações da linguagem fílmica nos suportes de 8 e 16mm.

 

Atualmente o grupo busca parcerias onde possam montar este laboratório na cidade. Além da produção, pretendem investigar equipamentos que estejam em desuso em instituições públicas ou particulares e que possam ser doados e colocados em uso.

 

Após a projeção dos resultados da oficina, o público está convidado a uma conversa com os participantes, onde discutirão especificidades da linguagem 16mm além de compartilhar o projeto de instalação e manutenção deste laboratório.

 

A mesa de debates será formada por Gustavo Jahn, Pedro MC e Carlos Asp. O programa da noite finda com projeções do LaborBerlin, de filmes em 16mm de artistas que utilizam o laboratório coletivo alemão como plataforma de trabalho.

 

Os filmes foram realizados por Bianca Scliar,Jenny Granado, Ruth Steyer, Helder Martinovsky, Henrique Pereira, Javier de Benedicts, Lela Martorano, Leticia Cardoso, Michele Diniz, Muriel Garcez, Pedro Veneroso, Rafael Schlichting, Sandra Alves e Tiaraju Verdi.

 

 

O quê: Mostra de Filmes em 16mm da oficina Corpo Sensivel seguida de debate com Gustavo Jahn, Pedro MC e Carlos ASP

Onde: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis.

Quando: 6 de Junho, quarta-feira, às 19 horas

Quanto: gratuito