Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

26/09/2013 - Habitação
Assinado programa Minha Casa, Minha Vida
Primeiro contrato, orçado em cerca de R$ 5 milhões, vai beneficiar 78 famílias

foto/divulgação: Petra Mafalda

Assinado contrato do Minha Casa Minha Vida

Foi assinado na tarde desta quinta-feira (26) o primeiro contrato do programa Minha Casa Minha Vida, faixa 01, entre a Caixa Econômica Federal e a Construtora Vita. 

A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental, é a responsável pelo acompanhamento do projeto, orçado em cerca de R$ 5 milhões, que prevê a construção de 78 unidades habitacionais no Jardim Atlântico/Coloninha. 

                   .
O conjunto habitacional multifamiliar será construído na rua Irmã Bonavita, no bairro Jardim Atlântico, abrangendo a comunidade Coloninha, em uma área de 3.593,24m². O terreno já pertencia à Prefeitura, via projeto de lei autorizado pela Câmara de Vereadores, e foi transferido ao Fundo de Arrendamento Residencial - FAR. Isto possibilita a edificação de habitações de interesse social, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida.


Está projetado para o local um conjunto habitacional com cinco blocos, totalizando 78 apartamentos de 2 dormitórios e área total de 46,31mª. As famílias que serão beneficiadas já estão cadastradas no projeto Minha Casa, Minha Vida, faixa 01, e deverão atender a critérios utilizados nacionalmente, indicados pelo Governo Federal. 


Alguns destes critérios são:
- renda de 0 a 3 salários mínimos;
- situações de risco (social, físico, geológico e insalubre);
- procedência de família numerosa e de coabitação (prioridade para o segmento que tenha crianças e adolescentes);
- tempo de moradia no município;
- constar como morador titular ou dependente no cadastro socioeconômico e habitacional feito pela Secretaria de Habitação.


O secretário de Habitação, Rafael Hahne, falou sobre a dificuldade de viabilizar terreno para a construção de moradias para a faixa 01 e que, diante desta assinatura, o momento era de muita alegria e transformação desta realidade, "A cada dia, a cada semana, juntamente com o prefeito e o secretariado, superamos as dificuldades e estamos conquistando novas vitórias", disse.


O superintendente da Caixa, Jacemar Bittencourt, agradeceu a parceria neste primeiro ano de mandato, destacando que está rendendo muitos frutos. Explicou sobre a problemática que havia na execução deste tipo de projeto até o momento, mas que agora surge uma nova dinâmica para esta faixa de renda.

"A faixa 01 tem subsídio com repasse do Governo Federal e os cadastrados selecionados pagarão parcela de acordo com sua renda familiar. Este programa é um sucesso, trazendo moradia a quem mais precisa", assinalou.


Na mesma solenidade, o secretário João Batista Nunes, do Continente, recebeu o projeto arquitetônico da comunidade da Ponta do Leal para que o mesmo seja analisado e posteriormente aprovado. O secretário falou sobre a longa espera da comunidade para este desfecho. "O que estava travado há tanto tempo, hoje estamos colhendo os frutos", disse.


João Luiz de Oliveira, líder da associação de moradores da Ponta do Leal, explanou sobre a luta que comunidade vinha travando há dez anos. Agradeceu ao prefeito e falou sobre a dificuldade de ser um morador de comunidade e de periferia.

Gão, como é mais conhecido, disse que "as coisas só começaram a andar com esta nova administração. O sonho está sendo realizado, o trabalho de hoje olha de frente para nós. Hoje, minha comunidade está sendo vista, hoje a Prefeitura respeita a Ponta do Leal".


O prefeito Cesar Souza Júnior encerrou a solenidade agradecendo ao trabalho que a Secretaria vem realizando, com tão poucas pessoas diante da demanda existente. Lembrou que a cidade ficou esquecida muitos anos, mesmo tendo um alto índice de desenvolvimento humano.

Falou sobre a retomada do PAC no Maciço do Morro da Cruz, que incluí infraestrutura e moradias. Destacou que hoje, em nossa Capital, existem aproximadamente 70 mil pessoas vivendo em vulnerabilidade social.

"Neste início de governo, já me emocionei muito, mas nada comparado ao dia da entrega das casas na comunidade Santa Terezinha I. Ainda irei me emocionar mais. Hoje, demos um passo importante para uma cidade mais humana. Construir habitações é o mínimo que a Prefeitura pode fazer", afirmou o prefeito.


O evento contou ainda com a presença de vereadores, membros da Caixa e representantes da Construtura Vita.


galeria de imagens