Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

16/10/2013 - Continente
Programa vai detectar esgotos irregulares
Primeira fase vai vistoriar 40 mil pontos em Canasvieiras, Ingleses e Lagoa

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Prefeito e secretário Rafael Hahne, durante lançamento

 

O programa Floripa Se Liga na Rede – cujo objetivo é vistoriar eventuais ligações irregulares às redes pluvial e de esgoto – foi lançado na manhã desta quarta-feira (16) na Estação de Tratamento da Casan na Lagoa da Conceição. Numa primeira etapa, o projeto pretende alcançar 40 mil pontos nas regiões de Canasvieiras, Ingleses e Lagoa. Ação é inicialmente orientadora, mas pode converter-se em punidora no caso de reincidência.
 
Ao custo de R$ 800 mil, o Floripa Se Liga na Rede é o maior mutirão de fiscalização em busca de ligações irregulares  já realizado na cidade. Além de integrar a ação de órgãos municipais como a Vigilância Sanitária e a FLORAM, o programa conta com a mão de obra especializada de funcionários da Casan.

Com a assinatura do convênio de cooperação técnico-financeira entre a Prefeitura e a Casan, uma empresa especializada – a Avalius – foi contratada, por meio de licitação pública, para executar os serviços técnicos operacionais de inspeção. Caberá ainda à empresa o apoio logístico nas atividades de fiscalização, para a identificação de lançamentos irregulares de esgoto, ligações inadequadas de águas pluviais e de fontes alternativas de água.

Software especialmente desenvolvido pela Prefeitura vai incorporar ao cadastro imobiliário as informações referentes à utilização da rede de esgoto e ligações de água pluvial e abastecimento de água potável, disponível em cada local vistoriado.

O secretário de Habitação e Saneamento Ambiental, Rafael Hahne, destacou que o trabalho de orientação a ser realizado está inserido no Plano de Saneamento elaborado para a cidade e as ações executadas irão melhorar a balneabilidade das praias da Capital. "Nosso grande diferencial é o sistema georreferenciado. Com ele, teremos uma fiscalização em tempo real, com transparência", ressaltou.

O presidente da Agesan, Sérgio Grando, elogiou o trabalho de fiscalização que será executado. "Como agência reguladora do município, teremos esse exemplo repercutindo no país, com qualidade e saúde preventivas", disse. Dalírio Beber, presidente da Casan, ressaltou que este novo investimento propiciará crescimento na consciência da população. "O esgotamento sanitário será devidamente tratado", falou.

O prefeito Cesar Souza Júnior lembrou ao deputado estadual Edson Andrino, presente ao ato, que a Estação de Tratamento de Esgotos da Lagoa da Conceição foi inaugurada por ele, quando prefeito da Capital.

Sobre o lançamento do Floripa Se Liga na Rede, o prefeito falou da importância da orientação aos munícipes. "Devemos orientar e conscientizar, pois todo mundo tem direito a uma praia limpa, mas também tem o dever de preservar esta mesma praia. Precisamos de ação, trabalho, fiscalização e orientação. Vamos fazer Florianópolis se ligar definitivamente na rede", acentuou.

Orientação:

A Casan disponibiliza em seu site, www.casan.com.br, informações de ações simples de como se evitar o descarte impróprio de resíduos:

  • Não despeje óleo de cozinha ou gorduras de alimentos na rede de esgoto: ao se resfriar, a gordura torna-se sólida e forma blocos que entopem os tubos da rede de esgoto;
  • Limpe a caixa de gordura ao menos uma vez por semana: a gordura retirada deve ser ensacada e colocada no lixo;
  • Não jogue plástico, látex (camisinhas), absorventes e outros resíduos inadequados na rede de esgoto: esses materiais devem ir para o lixo.
A empresa ressalta ainda que a rede de esgoto não foi projetada para receber as águas da chuva e desta forma se houver a ligação da rede pluvial na rede de esgoto – e vive-versa –  o sistema pode transbordar, causando a proliferação de doenças e mau cheiro, além da poluição dos mananciais e da contaminação do meio ambiente.


galeria de imagens