Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

31/10/2013 - Obras
Cemitérios da Capital prontos para o Finados
Secretarias municipais realizaram obras de manutenção nos espaços

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Todos os cemitérios passaram por obras de manutenção

A manutenção dos cemitérios de Florianópolis foi realizada para o próximo dia 2 de novembro, sábado, Dia de Finados. O secretário Municipal de Obras, João Amin, esteve na manhã de quinta-feira visitando alguns dos principais cemitérios do município.

Foram recuperados e pintados muros e túmulos abandonados. Os corredores foram limpos e alguns cemitérios acionaram um processo de divisão em quadras para facilitar a localização de túmulos.

Banheiros extras e bombonas de água foram disponibilizados. Calçadas foram reconstituídas para melhorar o acesso da população. Essas preocupações foram consideradas primordiais pelo vice-prefeito e secretário João Amin: “Esta é uma data importante para a população, um momento de reflexão. É fundamental que estejamos preparados para receber as visitas.”

 

Na Lagoa da Conceição, água, latões e lixeiras foram cedidos para lavar túmulos e sepulturas. Ainda nesse cemitério a Prefeitura implantou novos banheiros, construiu recentemente uma nova capela. Caixas bloks para recolher flores e lixo também estarão disponíveis aos visitantes. Na Barra da Lagoa, o cemitério contará com uma caixa coletora da Comcap para que o excesso de lixo não se acumule nas lixeiras fixas do cemitério. Será promovida missa às 10 horas da manhã no local.

Em Canasvieiras e Rio vermelho, lixeiras, meios-fios e postes foram pintados e, além de os coveiros estarem de plantão durante o feriado nestes dois locais, as capelas mortuárias dos bairros estarão sendo disponibilizadas para a população.

 

Uma empresa contratada está fazendo esta semana a cerca ao redor do Cemitério do Campeche e funcionários estão há duas semanas em um trabalho intenso para uma boa recepção aos visitantes. Entre as ações: poda de árvores, seis lixeiras da Comcap e cinco fixas, limpeza e pintura de banheiros. O local abre suas portas a partir das 6h30.

 

Já no Ribeirão da Ilha, a SMO atua na limpeza do cemitério com dois funcionários em tempo integral. De acordo com a equipe, as lixeiras da Comcap serão disponibilizadas e a casa mortuária também estará aberta para propiciar mais banheiros para a população, caso necessário.

 

Um bebedouro e três bombonas de água estarão à disposição na véspera dos finados no Cemitério dos Ingleses, onde, de acordo com o responsável, a manutenção dos banheiros foi concluída, as pinturas finalizadas; um portão também foi recolocado, além dos muros pintados. Como na Barra da Lagoa, haverá uma missa no local para celebrar o Dia de Finados.

 

Em Ratones, além dessa manutenção básica, a divisão por quadras foi feita em ordem alfabética, para melhorar a localização dos túmulos, além de uma cruz que foi posicionada no ossuário do cemitério. Neste bairro a reforma de espaços onde há muita terra está sendo recomposta por britas. Túmulos abandonados foram devidamente pintados por funcionários.

 

A maioria destes cemitérios estará aberta para a população durante todo o dia, a partir das 7 horas. Coveiros farão plantão e, de acordo com os responsáveis, o fechamento dos cemitérios não terá hora marcada para ocorrer, dependendo apenas da população. Os cemitérios que se mantém abertos 24 horas estarão operando normalmente.

São Francisco de Assis

 

O Cemitério Municipal São Francisco de Assis, o maior de Florianópolis, está  preparado para atender o  público de mais de 35 mil pessoas previsto para visitar familiares e entes queridos em toda a semana de Finados. No Feriado de sábado, dia 2, e no domingo, dia 3, o local abre das 8 às 18 horas com todos os nove funcionários - entre equipe da administração e coveiros, à disposição da comunidade.

 

As 74 quadras foram identificadas para facilitar o acesso de todos e os coveiros estarão acompanhando as pessoas até o local desejado. A nominata dos sepultados também estará disponível para consulta no computador da administração.

 

Os ambulantes credenciados com base em edital da SESP (Secretaria Executiva de Serviços Públicos) para a venda de flores, velas e alimentos estão atuando desde o dia 29 de outubro e vão estar no local até o domingo, dia 3.

 

O Cemitério, administrado pela Secretaria, ocupa uma área de mais de 90 mil metros quadrados e tem 34.247 sepulturas e 753 gavetas, nas quais se encontram cerca de 65 mil mortos. Desde o início do ano, recebeu uma série de melhorias como retirada de entulho, capina, poda de árvores com o apoio da Floram, pintura de muros e manutenção dos túmulos, além de reconstrução dos jogos de tampos em concreto das lápides.   

 

A exemplo dos anos anteriores, a rua Amaro Antônio Vieira, em frente ao Cemitério, no trecho compreendido entre a SC-404 e a rua Coronel Luiz Caldeira – estará fechada para facilitar a circulação das pessoas. A Guarda Municipal e a Polícia Militar Rodoviária estarão orientando o trânsito no local.

 

São Cristóvão

 

Para melhorar o fluxo de veículos em torno do Cemitério São Cristóvão, em Capoeiras, o trânsito na rua São Cristóvão será alterado neste sábado (2), Dia de Finados. O fluxo terá mão única (sentido Ivo Silveira/Via Expressa) e a alternativa para os motoristas será seguir pela Rua Paula Ramos. 

 

O cemitério São Cristóvão ocupa 21 mil metros quadrados de área e passou para o território de Florianópolis em 1943. Hoje tem 4.321 sepulturas, 452 gavetas, 27.812 sepultamentos. De acordo com dados da administraçãoo, a expectativa de público nesta semana é de 16 mil pessoas.


O trabalho para deixar o cemitério limpo e reformado para a data começou cedo, há cinco meses, pela Secretaria Municipal do Continente. O muro foi pintado, as calçadas consertadas e todo o lixo retirado do local. Em menos de uma semana de trabalho foram retiradas quase 10 toneladas de lixo.


Neste sábado, a Paróquia de Coqueiros irá promover duas missas no Cemitério São Cristóvão, uma às 9 e outra 15 horas.


galeria de imagens