Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

13/12/2013 - Habitação
Minha Casa Minha Vida para Ponta do Leal
Presidente da Caixa veio pessoalmente assinar chamada pública

foto/divulgação: Petra Mafalda

Chamada Pública da Ponta do Leal

 

Na tarde de hoje, 16, o prefeito, Cesar Souza Júnior, e o secretário de habitação, Rafael Hahne, assinaram a autorização da chamada pública para a contratação de empresa responsável, pela construção do segundo empreendimento Minha Casa Minha Vida, faixa 01, em Florianópolis e agora para a comunidade da Ponta do Leal.


Está previsto para o local um conjunto habitacional com 88 apartamentos, com custo total da obra na ordem de R$5.632.000,00. Participaram também da solenidade, o vice prefeito/secretário de obras, João Amin, presidente da Caixa Econômica,Jorge Fontes Hereda, a superintendente da SPU, Silvia Beatriz Rizzieri de Luca, João Luiz de Oliveira, o Gão que é presidente da Associação de Moradores da Ponta do Leal, secretários municipais, vereadores, funcionários da Caixa, da Casan, moradores da Vila Aparecida e do Ponta do Leal.


A comunidade da Ponta do Leal está localizada no Balneário do Estreito, numa faixa da praia continental, área está ocupada na década de 80. Ao longo dos anos houve um longo adensamento do local, devido a construção desordenada e precária. A área que é pública e de preservação ambiental, será totalmente recuperada após a saída das famílias.


A atual comunidade será relocada para uma terreno que atualmente é de posse parte da União e parte do município e que está sendo doado ao FAR para que seja viabilizada a construção do novo empreendimento. 


O primeiro morador da comunidade, João Geraldo Carvalho, reside no local há 40 anos e falou com alegria sobre o sonho que está sendo realizado, contou ainda que a primeira ocupação do local foi um rancho de canoa e só depois vieram as moradias populares. "Vários políticos vieram aqui e prometeram muito e nunca fizeram nada e o prefeito Cesar nos deu crédito", falou Geraldo.


As atuais unidades habitacionais são de madeira, pequenas e em alguns locais formam palafitas. O projeto prevê a construção de um conjunto habitacional de 88 apartamentos, com dois dormitórios, cozinha, banheiro área de serviço, 15 vagas de estacionamento para carros e 30 vagas para motocicletas.


Gão, presidente da Associação de Moradores, falou da árdua luta nestes 10 anos em prol da comunidade. Agradeceu a todos os envolvidos e principalmente aos membros do CMHIS. "Hoje é um início de vida nova, teremos muito que aprender, principlamente a morar em apartamento e a respeitar o espaço do próximo", falou.


Completou ainda o lado humano do prefeito Cesar e que ele veio para cumprir o que prometeu. "Nunca vi um prefeito assim, esta história ficará para nossas gerações", finalizou.


O presidente da Caixa, Jorge Hereda, elogiou o trabalho que vêm sendo realizado pela atual administração pública e citou ainda que o programa Minha Casa Minha Vida já entregou mais de 1 milhão e 400 mil unidades habitacionais em todo país.


Num discurso emocionado e caloroso, o prefeito, falou da vitória e da conquista da comunidade, "é a vitória de quem não desistiu, de quem acreditou". Disse ainda que "Florianópolis é uma cidade onde o rico conversa com o pobre e não somos uma cidade de exclusão, somos uma cidade que inclui as centenas de milhares de pessoas que precisam de inclusão", disse.


O prefeito explicou aos presentes sobre os trâmites burocráticos e aproveitou a ocasião para contar aos moradores sobre a construção de uma creche próximo ao conjunto habitacional.


Após a solenidade o prefeito convidou aos presentes para conhecerem de perto a realidade dos moradores da Ponta do Leal.




galeria de imagens