Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

02/07/2014 - Habitação
Se liga na rede já realizou mais de 12 mil inspeções
Agora, palestras orientativas são realizadas nas comunidades

foto/divulgação: Paula Imperial

Comunidade de Ingleses esclarece dúvidas

Desde que foi lançado, em 16 de outubro do ano passado, o programa Floripa Se Liga na Rede já realizou mais de 12 mil inspeções e visitas, verificando ligações prediais corretas ou com inadequações. Dentro do programa já existente, surge agora um novo projeto, voltado à comunidade, o de palestras que irão conscientizar as comunidades da forma correta de como confeccionar uma caixa de gordura e a rede de esgoto, doméstica ou comercial.


Numa resposta rápida a esta nova demanda que surge nas comunidades, Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental e Casan ministraram, na noite desta última quarta-feira (2), uma palestra orientativa no Norte da Ilha, na praia dos Ingleses. A palestra teve o objetivo de orientar moradores e comerciantes a confeccionarem e a ligarem corretamente suas caixas de gordura e redes de esgoto.


O encontro contou com a participação de funcionários da Secretaria, com o engenheiro da Casan Jair Sartorato e com o técnico da área de esgoto também da Casan, Luis Carlos Libanio. Os representantes da companhia de águas e saneamento esclareceram as dúvidas dos presentes, cujo maior questionamento foi poder ou não ligar o esgoto na rede local e como tratar a caixa de gordura corretamente. 


Floripa Se Liga na Rede até o momento:


O programa já realizou até o momento mais de 12 mil inspeções e visitas nos bairros da Barra da Lagoa, Lagoa da Conceição, Costa da Lagoa, Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras e Ingleses. Inúmeros são os benefícios do programa para a cidade, entre eles:


  • intensificar a fiscalização dos sistemas de coleta e tratamento de esgoto e ligações de águas pluviais, vinculados principalmente à melhoria da qualidade sanitária e ambiental do município;

  • melhoramento das condições sanitárias dos imóveis;

  • redução da destinação do esgoto sanitário às galerias de águas pluviais e cursos d'água;

  • melhoramento nas condições de balneabilidade das praias e lagoa;
  • redução dos problemas operacionais nas instalações, rede coletora e estações de tratamento;

  • desativação de sistemas individuais de tratamento e redução de possíveis contaminação do solo e do lençol freático;

  • aumento da conscientização da população as questões sanitárias e ambientais.


Na Barra da Lagoa, já foram realizadas 3.648 visitas, sendo que em 539 foram identificadas ligações regulares e 872 com inadequações. No local, a maior inadequação encontrada foi a ausência da caixa de gordura (410), seguida de caixa de gordura sem sifão  (223), o que corresponde a 38,2% de ligações regulares e 61,8% de inadequações.


Em Canasvieiras, foram realizadas até o momento 2.250 visitas, sendo que em 349 locais foram identificadas ligações regulares e 305 com inadequações. A maior inadequação encontrada no bairro é a ausência da caixa de gordura (209), seguida de caixa de gordura sem sifão (83), o que corresponde a 53,4% de ligações regulares e 46,6% de inadequações.


No bairro dos Ingleses, foram realizadas 1.065 visitas, sendo que 85 locais foram identificados com ligações regulares e 349 com inadequação. A maior inadequação encontrada é o não estar conectado à rede de esgoto sanitário (251), seguida de ausência de caixa de gordura (121), o que significa 19,6% com ligações regulares e 80,4% com inadequações.


Já na Lagoa da Conceição, foram realizadas 3.530 visitas, sendo que em 743 estavam com as ligações regulares e 423 com inadequações. A maior inadequação encontrada foi a ausência da caixa de gordura (319), seguida de caixa de gordura sem sifão (144), o que representa 63,7% de ligações regulares e 36,3% com inadequações.


Na Cachoeira do Bom Jesus, foram realizadas 1.333 visitas, sendo que em 193 locais as ligações estavam regulares e em 370 estavam com inadequação. A maior inadequação encontrada foi a não estar conectado à rede de esgoto sanitário (190), seguida da ausência de caixa de gordura (118), o que representa 34,4% de ligações regulares e 65,7% de ligações com inadequações.


E por fim na Costa da Lagoa foram realizadas 133 visitas, sendo que em 49 estavam com as ligações regulares e 25 com inadequações. No local, a maior inadequação encontrada foi a ausência da caixa de gordura (32), seguida de 11 locais conectados parcialmente à rede de esgoto. Isto representa 66,2% de ligações regulares, seguido de 33,8% com inadequações.


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