Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

13/12/2022 - Infraestrutura
Rodovia Tertuliano Brito Xavier tem trecho interditado em meia-pista
Motoristas devem se atentar para desvio, em função de obras na Rua Mário Lacombe

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Restauração do sistema de drenagem é o principal serviço da revitalização da Mário Lacombe

A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Infraestrutura, informa que, em função de obras de drenagem para a Rua Mário Lacombe, em Canasvieiras, no Norte da Ilha, o trânsito pela Rodovia Tertuliano Brito Xavier (acesso à Jurerê) tem trecho interditado em meia-pista, o que deve ser mantido até a próxima sexta-feira (16), no período entre 7 e 17hs.
Assim, quem precisar se deslocar no sentido Canasvieiras-Jurerê, terá que entrar na Rua José Daux, desviar pela Madre Maria Villac e retornar pela Rua das Flores até a Tertuliano Brito Xavier. No sentido contrário, Jurerê-Canasvieiras, os veículos podem transitar normalmente na Tertuliano Brito Xavier, em meia-pista.
A restauração do sistema de drenagem é o principal serviço da revitalização da Mário Lacombe, em seus 728 metros de extensão. E a interdição parcial e temporária da Tertuliano Brito Xavier, na altura daquela via, neste momento, visa possibilitar o andamento das obras na alta temporada sem transtornos ao trânsito.
Com isso, a prefeitura espera resolver o problema dos alagamentos na Mário Lacombe e em boa parte da Madre Maria Villac, registrados em dias de fortes chuvas. As obras iniciadas no mês passado reforçarão a capacidade de vazão das águas pluviais, já que o sistema de drenagem atual foi implantado antes do asfaltamento da Rua Mário Lacombe, anos atrás, e tornou-se obsoleto com a urbanização ocorrida desde então. 
O pacote de serviços conduzido pela Secretaria de Infraestrutura e executado pela empreiteira STC – Serviços de Terraplanagem e Construção Ltda. pelo prazo de seis meses abrangem também a recuperação da pavimentação asfáltica e dos passeios (calçadas) da Mário Lacombe. As obras ainda vão dar mais conforto aos turistas que procurarem a região na alta temporada, além de contribuir para o desenvolvimento local. O investimento é da ordem de R$ 3,6 milhões.
Alterações nos itinerários do transporte coletivo
A Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, por sua vez, comunica que as linhas do transporte coletivo que atendem a região, 294 - Interpraias, 1120 - Executivo Canasvieiras e  1126 - Executivo Canasvieiras operam com desvio em seus itinerários. Durante o período de interdição parcial, as linhas seguem pelas ruas indicadas acima.