Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

30/11/2009 - Meio Ambiente
Seminário de Saneamento é realizado na Capital
Promovido pelo Conselho Municipal de Saneamento, o evento reuniu técnicos e estudiosos para analizar as melhores formas de tratamento de esgoto e a destinação final correta de efluentes.

foto/divulgação: Flavio Jr

Abertura do Seminário Prefeito Dário Berger na mesa de trabalhos com diversas autoridades.

O saneamento básico esteve em pauta na Capital. O motivo foi a realização do Seminário sobre Alternativas de Destinação Final de Esgotos Sanitários e o Estudo de Emissário Submarino. A abertura do evento contou com a presença do Prefeito da Capital, Dário Berger; o Secretário de Habitação e Saneamento Ambiental, Átila Rocha; e o Presidente da Fundação do Meio Ambiente (FATMA), Murilo Flores, além de outras autoridades.
“O objetivo do Seminário foi discutir as melhores alternativas a respeito do tratamento de esgoto e a destinação de efluentes”, comentou Átila Rocha. Segundo ele, estão sendo investidos mais de R$ 300 milhões em obres de saneamento em Florianópolis. “Nunca se investiu tanto em tão pouco tempo”.
Já o Prefeito da Capital, destacou que um dos problemas mais graves que a cidade enfrenta é o crescimento desordenado e o saneamento ambiental. “Por isso as discussões sobre estes assuntos devem ser levadas a fundo com um único objetivo: garantir a qualidade de vida da nossa população. “Temos responsabilidades e problemas a resolver”, afirmou.
O seminário teve a participação de palestrantes de diversas universidades brasileiras e de representantes da FATMA, CASAN, Ministério Público, Associação Catarinense dos Engenheiros, CREA, Associação Brasileira de Engenheiros Sanitaristas e SABESP.
Uma das palestras mais aguardadas desta sexta-feira foi a respeito dos emissários submarinos, proferida pelo Diretor do CPTMAR da Universidade do Vale do Itajaí, João Luiz Carvalho. O oceanógrafo divulgou informações a respeito do sistema, de projetos já executados e os estudos realizados para a construção de emissários em Florianópolis. O evento foi realizado na sede da Associação Catarinense de Engenheiros, no bairro Coqueiros.