Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

16/09/2011 - Habitação
Técnicos da Secretaria de Habitação conhecem um novo jeito de construir
Durante a viagem, os técnicos conheceram uma nova tecnologia de construção de casas populares que poderão ser construídas no Maciço do Morro da Cruz.

foto/divulgação:

Comitiva da Prefeitura de Florianópolis conhecendo o projeto da casa.

Participaram da iniciativa,  representantes da Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental (SMHSA), representante da Defesa Civil Municipal e líderes comunitários do Maciço do Morro da Cruz. O Sistema construtivo denominado Mobile Steel é composto por painéis tipo “sanduíche” (aço galvalume + poliuretano (PU) + aço galvalume) que são unidos através de encaixe e amarração com cabos de aço, desempenhando o papel estrutural da edificação.

 

Segundo o engenheiro, Américo Pescador, diretor de Habitação da SMHSA, o sistema apresentado é inovador, tem a grande vantagem por ter o peso reduzido, podendo ser transportado manualmente para as regiões mais difíceis do Maciço e montado rapidamente para servir de moradia para as famílias que estão no aluguel social.  “No entanto, existe a desvantagem de ocupar um terreno maior que o utilizado pelo projeto da Prefeitura e necessita de obras complementares para torná-lo plano", comentou o engenheiro.

 


De forma geral a visita técnica foi considerada positiva, não só pelo conhecimento do processo inovador de construção de casas mas também pela oportunidade de visita à fábrica onde todos puderam  processo industrial da linha que produz seus componentes. "Tanto os representantes da SMHSA, da Defesa Civil, como também os líderes comunitários, gostaram e aprovaram o sistema", declarou o Secretário de Habitação e Saneamento Ambiental  em exercício, Nelson Bittencourt. Segundo Bittencourt. De acordo com ele,  o custo de cada unidade será de R$ 28.000,00, sem considerar as obras complementares e as fundações as quais não compõem o kit da unidade devendo ser contratado em processo licitatório, à parte, pela Prefeitura.

 

Atualmente o maior problema a ser enfrentado no projeto do Maciço do Morro da Cruz é encontrar uma solução para a construção das habitações. As dificuldades de transporte de material em locais de encosta, falta de mão de obra e custos crescentes afastaram as empresas construtoras dos certames licitatórios. O sistema inovador avaliado pode ser a solução de parte do problema de construção de moradia no Maciço. Necessita, no entanto do aval da Caixa Econômica Federal para ser tocado adiante.


galeria de imagens