Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

20/03/2013 - Habitação
Secretaria de Habitação promove curso de capacitação
O objetivo é o de aprimorar técnicos e líderes comunitários a agirem na prevenção de riscos e degradações

foto/divulgação: Mauro Vaz

Secretaria de Habitação promove curso de capacitação

A Secretaria de Habitação promoveu, no dia de hoje, um curso de capacitação em mapeamento e gestão de prevenção de riscos no município de Florianópolis e o evento aconteceu no auditório da universidade UNISUL, no centro da Capital. Participaram da capacitação: técnicos de diferentes secretarias municipais, entre elas Defesa Civil, Obras, Floram, SMDU e também líderes comunitários. O curso faz parte da revisão do Plano Municipal de Redução de Riscos - PMRR e foi ministrado pelo professor adjunto do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC - Santo André, Dr. Fernando Rocha Nogueira.

O Plano Municipal de Redução de Riscos foi elaborado em 2007, que na época mapeou algumas áreas com risco de deslizamento em comunidades de interesse social, agora o estudo abrange também outras regiões. O plano será revisado pela Fundação Israel Pinheiro (FIP) com recursos do Ministério das Cidades, no valor de R$ 290.000,00. Com um panorama atualizado e real do município, os próximos recursos a serem captados serão para mitigação destes riscos.

O crescimento da cidade, as construções irregulares e o tempo chuvoso aumenta a probabilidade de destruição, degradação ou até mesmo a disfunção do ambiente urbano. Com o surgimento de possíveis novas áreas de risco, o trabalho conjunto e a integração de técnicos e comunidade se torna muito importante para a prevenção e monitoramento destes pontos vulneráveis. Para uma melhor eficácia dos resultados a serem obtidos, o Dr Fernando Rocha Nogueira acredita que "a gestão de monitoramento de riscos deva ser incorporada na administração pública".

O Secretário de Habitação, Rafael Hahne, coloca que onde o poder público já interviu não houve o registro de novas ocorrências. "O importante é capacitar a prevenção, permitindo que cada cidadão seja um agente de identificação de riscos", reforça ele.


galeria de imagens