Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

10/04/2013 - Habitação
Habitação assina termo de permissão de uso
Galpão de reciclagem no Alto da Caeira será administrado pelo IGEOF

foto/divulgação: Mauro Vaz

Prefeito assina termo de permissão

O Prefeito, Cesar Souza Júnior, e o Secretário de Habitação, Rafael Hahne, assinaram na noite de ontem o termo de permissão de uso, do galpão de reciclagem do Alto da Caeira, para o IGEOF – Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis. A secretaria foi responsável pela execução do galpão e a iniciativa faz parte do Projeto Maciço do Morro da Cruz. Hoje também aconteceu o início do curso de capacitação para a equipe que irá trabalhar no local. Participaram da solenidade o Vice Prefeito e Secretario de Obras, João Amin, o Superintendente do IGEOF, Everson Mendes, o Diretor de Operações da COMCAP, Antônio Marius Bagnati, a Presidente da Associação Recicla Floripa, Bernardina Aparecida de Melo, o Vereador Célio João, representantes da ONG Nosso Lixo e várias lideranças comunitárias.

 

O galpão foi construído em uma área de 364,22m² e está inserido no Projeto do Maciço do Morro da Cruz e no PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. O espaço recebe a associação comunitária Recicla floripa – Associação de Catadores do Alto da Caeira/Serrinha que tem como objetivo, gerar trabalho e renda à comunidade. A partir da data de hoje, 09, o projeto será gerenciado pelo IGEOF.

 

O Superintendente do IGEOF, Everson Mendes, falou estar muito satisfeito com o desafio e reforçou que o órgão irá fazer muito mais que a Fenaostra e o Caminhão do Peixe. “Este espaço, será um espaço de geração de renda. Quem irá conduzir este projeto é a associação, com determinação e comprometimento dos envolvidos”, disse ele.

 

O Secretário de Habitação, Rafael Hahne, destacou o empenho do Superintendente do IGEOF na gestão do processo. "Nada adianta uma grande obra se ela não for bem utilizada e aproveitada pela comunidade."

 

O Prefeito, Cesar Souza Júnior, parabenizou o IGEOF por abrir o galpão em um curto espaço de tempo, já que a secretaria de habitação concluiu o projeto em janeiro e não estava definido quem iria administrar o espaço. Os trabalhadores contam com um local amplo, com salas, banheiros e vestiário. Foram adquiridos equipamentos de pesagem, enfardamento e esteira para a movimentação do material que será reciclado.

 

A COMCAP já realiza há mais de 20 anos a coleta seletiva do lixo na cidade, a associação comunitária de catadores do Saco dos Limões será responsável em reciclar, juntamente com outras nove entidades na Grande Florianópolis, 34% destes resíduos sólidos coletados. 

 

“Outras ações da prefeitura irão acontecer na comunidade, como por exemplo, a melhora da iluminação pública, nas escadarias e nos calçamentos das ruas. Este governo é um governo que age nas comunidades”, finalizou o Prefeito. 


galeria de imagens