Boletins Epidemiológicos 2016
Boletim Epidemiológico nº 1 de Agosto de 2016 - Monitoramento de Indicadores Epidemiológicos em Florianópolis.
Boletim epidemiológico nº 2 de Outubro de 2016 - Diferença de Risco entre Homens e Mulheres
Boletim Epidemiológico nº 3 de Dezembro de 2016 - Dia Mundial de Luta contra a AIDS
Boletim Epidemiológiconº 4 de Dezembro de 2016 - Doenças Transmitidas pelo Aedes aegity: Dengue, Chicungunya e Zika
No primeiro boletim de 2016, a equipe da Gerência de Vigilância Epidemiológica traz a proposta de ampliar o potencial de monitoramento dos resultados em saúde com todos os profissionais de saúde e interessados. Entender que indicadores são escolhidos para avaliar a qualidade de nosso trabalho, entender seus potenciais e suas limitações ajuda tanto o processo de planejamento e qualificação das ações como dos indicadores em si.
Neste número, focamos nos indicadores do Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAP) cujas informações são geradas e/ou monitoradas por esta gerência. São 23 indicadores cujo significado e resultados em Florianópolis são brevemente descritos.
Na segunda parte do boletim, aprofundamos o estudo da Transmissão Vertical do HIV e diagnóstico de Aids em criança (um dos 23 indicadores acima). Proteger a saúde materno-infantil é uma das principais missões do sistema de saúde e da sociedade. Neste contexto, devemos ter em mente de que a transmissão do HIV e desenvolvimento de Aids em crianças é altamente sensível às medidas disponíveis no Sistema Único de Saúde. Indiscutivelmente os resultados melhoraram muito nos últimos anos.