home >
Home

As ações de saúde do trabalhador, de caráter sanitário e de base epidemiológica, são articuladas e organizadas, regionalmente, pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). Esse centro subsidia tecnicamente o SUS nas ações de promoção, prevenção, vigilância, diagnóstico, tratamento e reabilitação da saúde dos trabalhadores urbanos e rurais. Sua atuação está embasada nas diretrizes da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) com abrangência macrorregional em Florianópolis. Todavia, mudanças em curso, afetas a esta área, tramitam na Câmara Municipal, desvinculando a saúde do trabalhador do CEREST.

Na nova estrutura organizacional, esta área passa a integrar a DVS, recebendo status de gerência, denominando-se Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT).

Apesar da reforma administrativa ainda estar tramitando, mudanças já foram iniciadas, entre elas, a desabilitação do CEREST junto ao Ministério da Saúde e a aprovação desta no Conselho Municipal de Saúde (CMS). Com esta mudança, as atividades com abrangência macrorregional deixam de existir e a VISAT passa a atuar exclusivamente no município de Florianópolis.

A VISAT representa, portanto, uma instância que realiza ações de vigilância do acidente de trabalho e da doença relacionada ao trabalho, e é constituída por profissionais com distintas formações e saberes técnicos. Tem como um de seus objetivos implementar a Política Nacional de Saúde do Trabalhador.

As atividades deste setor são desenvolvidas por meio de investigações, análises de registros e notificações, entrevistas com trabalhadores e da observação direta dos processos de trabalho. Atua também com a educação permanente, por meio da realização de cursos, capacitações, oficinas, palestras e da produção de materiais técnicos, científicos, didáticos e de multimídia.

Na sua atuação, a VISAT adota como princípio a participação dos trabalhadores e de seus representantes, na formulação, acompanhamento e avaliação das ações executadas. O propósito é disponibilizar e difundir conhecimento sobre a Saúde do Trabalhador com transparência e acessibilidade às informações, preservando, entretanto, o anonimato e a confidencialidade necessários ao cumprimento dos princípios éticos.

A VISAT busca atuar como agente facilitador na descentralização das ações por meio da integração, pois, tem como objetivo promover a articulação coletiva com os diversos atores e instituições interessadas, para isso, realiza a interação com a Rede de Atenção à Saúde, a articulação interinstitucional e instiga o fortalecimento do controle social.