home >
CONTROLE DE INFECÇÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Florianópolis, através da Secretaria de Saúde, é o primeiro município de Santa Catarina a instituir uma Coordenação Municipal de Controle de Infecção em Serviços de Saúde (COMCISS).

Através de Portaria nº 56/2013 (DOM - 27/06/2013), define os membros da Secretaria que estarão à frente da missão de ampliar a abrangência da vigilância, prevenção e controle das infecções ocorridas, tanto em hospitais quanto na Rede de Assistência à Saúde e demais serviços de saúde do município.

Atualmente o termo infecção hospitalar tem sido substituído por infecção relacionada à assistência à saúde (IRAS). Esta mudança abrange não só a infecção adquirida no hospital, mas também aquela relacionada a procedimentos realizados em ambulatórios, durante cuidados domiciliares e a infecção ocupacional adquirida por profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros).

De acordo com a Portaria do Ministério da Saúde, as infecções constituem um risco significativo à saúde dos usuários e dos profissionais; a prevenção e controle envolvem medidas de qualificação da assistência, de vigilância sanitária, de segurança do paciente e outras, no âmbito do Estado e Município.                               

UMA ASSISTÊNCIA SEGURA: para o paciente e profissional

 

 



galeria de imagens