Vigilância em Saúde





home >
SAÚDE DO TRABALHADOR

As ações de saúde do trabalhador, de caráter sanitário e de base epidemiológica, são articuladas e organizadas, regionalmente, pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). Esse centro subsidia tecnicamente o SUS nas ações de promoção, prevenção, vigilância, diagnóstico, tratamento e reabilitação da saúde dos trabalhadores urbanos e rurais. Sua atuação está embasada nas diretrizes da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) com abrangência macrorregional em Florianópolis.

Todavia, mudanças em curso, afetas a esta área, tramitam na Câmara Municipal, desvinculando a Saúde do Trabalhador do CEREST. Na nova estrutura organizacional, esta atividade ganha status de gerência, passando a chamar-se Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT).

Apesar da reforma administrativa ainda estar tramitando, mudanças já foram iniciadas, entre elas, a desabilitação do CEREST junto ao Ministério da Saúde e a aprovação desta no Conselho Municipal de Saúde (CMS).

Com esta mudança, as atividades com abrangência macrorregional deixam de existir e a VISAT passa a atuar exclusivamente no município de Florianópolis. A VISAT realiza ações de vigilância do acidente de trabalho e da doença relacionada ao trabalho.

As atividades deste setor são desenvolvidas por meio de investigações,  análises de registros e notificações, entrevistas com trabalhadores e da observação direta dos processos de trabalho. Atua também com a educação em saúde do trabalhador, capacitações, produção de materiais técnicos, científicos, didáticos e de multimídia e com a realização de ações educativas como cursos, oficinas e palestras.

Na sua atuação, a VISAT adota como princípio a participação dos trabalhadores e de seus representantes, na formulação, acompanhamento e avaliação das ações executadas. O propósito é disponibilizar e difundir conhecimento sobre a Saúde do Trabalhador com transparência e acessibilidade às informações, preservando, entretanto, o anonimato e a confidencialidade necessários ao cumprimento dos princípios éticos.

A VISAT busca atuar como agente facilitador na descentralização das ações por meio da integração, pois, tem como objetivo promover a articulação coletiva com os diversos atores e instituições interessadas. 

  • Equipe

 

- Lucila Fernandes More Petroski – Coordenadora / Enfermeira

- Gisele Dadalt de Macedo - Técnica em Segurança do Trabalho

- Milena Godinho - Engenheira Civil

- Suzana S. Arruda – Enfermeira


galeria de imagens





Copyright © 2009-2017 Prefeitura de Florianópolis. Todos os direitos reservados.