12/11/2014 - Educação
Conquistas e desafios da educação infantil é tema de mesa de debate

Atividade será coordenada por Maria José Brandão

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Secretário de Educação participará de mesa de debate.

Nesta quinta-feira (13), às 16h30, o “Seminário Internacional: avaliação e políticas públicas na promoção da educação infantil de qualidade” contará com a mesa de debate “Conquistas e desafios da educação infantil brasileira”. Coordenada pela Secretária Adjunta de Educação da Capital, Maria José da Costa Brandão, a atividade terá a participarão do Secretário Municipal de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, Marcelo Perez Alfaro, especialista em educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento, e Rita Coelho, representante do MEC na área de Educação Infantil. 

 

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e pelo BID, o evento será realizado no Hotel Maria do Mar, na Rodovia João Paulo, 2285, em Florianópolis.

 

Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, Secretário Municipal de Educação, graduou-se em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, instituição pela qual é professor. Foi reitor da UFSC por três vezes. Presidente do Conselho de Reitores das universidades Brasileiras – CRUB, de 1987 a 1988. Foi Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação e do Desporto e exerceu interinamente os cargos de Ministro da Educação, Secretário Executivo do MEC e Presidente da CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Presidente da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições federais de Ensino Superior – ANDIFES.

 

Maria José Brandão

 

Secretária Adjunta de Educação, possui graduação em Química e Licenciatura em Ciências pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem especialização em Físico - Química, mestrado em Química e doutorado em Química Aplicada também pela UFSC.

 

É professora da carreira do ensino básico técnico e tecnológico e atuou na UFSC e no Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC. Foi Diretora de Ensino do Instituto Federal Catarinense- IFC. Tem experiência na área de Educação- ensino de Ciências, de Química e na área de administração educacional.

 

Rita Coelho


Desde 2007 é Coordenadora Geral de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. É graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. De 1997 a 2002 foi Consultora Técnica da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, além de ser Consultora da Unesco para elaboração de estudo sobre Políticas e Serviços de Educação e Cuidado da primeira infância no ano de 2004.

 

Marcelo Perez Alfaro


Especialista em educação do BID, ingressou no Banco em 2003, onde foi responsável pelo diálogo setorial sobre estudos econômicos e setoriais, bem como a geração, projeto, supervisão implementação, monitoramento e avaliação de projetos. Antes de ingressar no Banco, ele foi gerente de Economia Financeira pelo Instituto Nacional de Aposentados e Pensionistas e da Administração Nacional de Segurança Social na Argentina.

 

Aprimorando a educação infantil

 

A Prefeitura Municipal de Florianópolis tornou-se a primeira do país a receber um empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento para aplicar exclusivamente na área da Educação. O contrato, no valor de U$ 58 milhões 860 mil, foi assinado neste ano. Com o dinheiro, serão construídas creches, escolas, centros de educação integral e modernizada a rede de ensino. Em contrapartida, igual quantia financeira deverá ser investida no setor pela prefeitura.

 

O BID decidiu apostar em Florianópolis devido a uma pesquisa encomendada pelo órgão e pelo Ministério da Educação. Realizada pela Fundação Carlos Chagas, dentre várias capitais, a pesquisa apontou o município com o melhor índice de qualidade na educação infantil. O banco quer que a capital catarinense transforme-se agora em exemplo internacional em ensino com crianças até 14 anos.


arquivos para download

galeria de imagens