22/07/2015 - Serviços
Ação para ampliar reciclagem de isopor

Comitê Gestor de Limpeza Urbana da Comcap trata projeto de educação ambiental com indústria fabricante de produtos em plástico EPS

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Ivam Michaltchuk mostra kit de educação para estimular reciclagem de isopor

Em reunião do Comitê Gestor da Limpeza Urbana da Comcap na manhã desta quarta-feira, o diretor técnico da MSI Treinamento e Desenvolvimento, Ivam Michaltchuk, apresentou o Projeto Educativo Amigo da Natureza para reciclagem de isopor. A ação é da Meiwa Embalagens, de São Paulo, e da catarinense Santa Luzia, indústria de Braço do Norte, no Sul do Estado A Meiwa é líder no mercado brasileiro de embalagens para alimentos, feitas em poliestireno expandido (EPS), e a Santa Luzia passou a fabricar molduras e rodapés com isopor reciclado.

 

A intenção das empresas, informou o educador ambiental, é dar consequência ao compromisso de logística reversa desse material que é um plástico e, embora as pessoas se surpreendam, pode ser transformado em outros produtos como réguas, rodapés e até placas para construção civil, como faz outra empresa catarinense, a Termotécnica de Joinville.

 

Potencial de 10 toneladas na Grande Florianópolis

 

Na Grande Florianópolis, ele estima uma recuperação potencial em torno de 10 toneladas por mês. A Comcap, garantiu o presidente Marius Bagnati, tem todo interesse em colaborar. Para isso terá de estimar custos, já que o recolhimento de isopor, por ser um material de baixa densidade, requer uma logística exclusiva. “Uma carga de isopor, num caminhão de 40 metros cúbicos, antes de ser compactado, pesaria apenas 200 quilos, o que encareceria muito o transporte e a coleta”, confirmou o diretor de Operações da Comcap, José Vilson de Souza.

 

Michaltchuk disse que há processos disponíveis para reduzir o volume em 95%, extraindo a água do material, e em 40% apenas prensando as embalagens de isopor.

 

Hoje o isopor é recolhido pela coleta seletiva da Comcap junto com os demais recicláveis secos. É possível que passe a ser coletado em pontos exclusivos como o vidro que, aliás, está na outra ponta da escala de dificuldades por ser um material pesado e que oferece riscos aos garis e equipamentos. “A Comcap tem todo interesse em especializar a coleta por materiais, estamos abertos para essa discussão”, propôs Bagnati.  

 

Hoje 24% do isopor é reciclado no Brasil

De acordo com Ivam Michaltchuk, hoje 24% de todos os produtos em EPS são reciclados no Brasil. Todo ano são introduzidas no mercado brasileiro 120 mil toneladas de isopor e apenas um quarto disso ganha destino adequado. De todo EPS colocado no mercado, 90 mil toneladas são matéria-prima nacional e 30 mil toneladas importadas. 


arquivos para download

galeria de imagens