Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

17/10/2016 - Cultura
Morre o artista plástico Paulo Gaiad
Artista expôs na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti em 2013

foto/divulgação: Divulgação

Morre o artista plástico Paulo Gaiad

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes comunicam o falecimento na última sexta-feira (14) do  artista plástico Paulo Gaiad. Ele estava internado desde 27 de setembro no hospital Baía Sul. 

Gaiad expôs em dezembro de 2013 na  Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti. A mostra 'Fragmentos de um Noturno' reuniu 25 peças que misturavam pedaços manuscritos da partitura musical em colagens com papelão, madeira e chapas de metal, representações de fragmentos de imagem interior e exterior, além de fragmentos simbólicos e de corpos. 

Para o artista, 'Fragmentos de um Noturno' teve um  significado que transcendeu à inspiração artística. No início de 2013, ele perdeu quase todos os movimentos do corpo e a capacidade de se comunicar, devido a um grave problema neurológico. A exposição serviu como estímulo à sua recuperação após meses de tratamento. “Esse é um momento muito especial, que marca a retomada da minha vida”, avaliou Gaiad, ao falar sobre a mostra.

 

Artista premiado


Natural de Piracicaba (SP), Paulo Gaiad estudou arquitetura na Universidade de Brasília e foi colaborador do arquiteto Vilanova Artigas, em São Paulo, onde passou a frequentar o atelier livre de modelo vivo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Desde a década de 1980, vivia e trabalhava em Florianópolis.

 

Ao longo de três décadas atuando nas artes visuais, Paulo Gaiad conquistou o prêmio Cubo de Prata por equipe na Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires (1989) e obteve outras premiações no 47º Salão Paranaense do Museu de Arte de Curitiba (1990). Também foi premiado no 1º Salão do Mar de Antonina, no Paraná (1991).

 

Em 1994, foi contemplado com bolsa no projeto ‘Multiplicadores Culturais’, do Instituto Goethe, viajando para a Alemanha, onde realizou exposição individual. Outras premiações recebidas foram o prêmio Cultura Viva (1997) e prêmio do VI Salão Victor Meirelles (1998). Em 2004, como premiação no 5º Salão de Arte Graciosa, de Curitiba, ganhou uma viagem a Paris.

 

De 2006 a 2010, Gaiad realizou diversas exposições individuais e coletivas em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, além de fazer residências artísticas na França, Espanha, Holanda e Macedônia. Participou ainda do Ohrid Summer Festival, Ohrid, na Macedônia, em 2010.