Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

31/03/2015 - Cultura
Documentário Outono será exibido no Ticen
Filme será apresentado nesta terça-feira, no Ticen, junto a projeção de imagens do Campeche feitas por seis fotógrafos

foto/divulgação: Milton Osteto

Paisagem do Campeche

Ao mesmo tempo em que possui problemas típicos de algumas metrópoles, Florianópolis preserva costumes seculares que resistem ao tempo. O contraste entre essas duas realidades inspirou o documentário Outono, que tem exibição gratuita nesta terça-feira (31), às 19 horas, na praça do Terminal de Integração do Centro (Ticen). A atividade faz parte do projeto Território das Artes, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Franklin Cascaes.

 

Antes do filme, será apresentada uma projeção de imagens feitas por seis fotógrafos da cidade. O projeto, denominado Outono/Inverno no Campeche, consiste na apresentação de 120 fotografias produzidas por Hermes Daniel, Milton Osteto, Jackson Silva, Paulo Goeth, Ronaldo Andrade e Mara Freire. Registradas no período de março a maio de 2014, as imagens mostram cenas do cotidiano da comunidade do Sul da Ilha, relacionadas a temas como pesca, natureza, esportes, cultura, tradições e animais.

 

Outono em Florianópolis

 

Após a projeção de fotos, o público poderá conferir o filme Outono, oitava obra do produtor catarinense Ademir Damasco. Apresentado pela primeira vez no FAM 2013 (Florianópolis Audiovisual Mercosul), o documentário aborda o desenvolvimento da capital catarinense sob diferentes perspectivas, pontuado com cenas urbanas.

 

O filme traz depoimentos do jornalista Sérgio da Costa Ramos, delegado Cláudio Monteiro e vereador Lino Peres, que é arquiteto e urbanista. “A ideia é mostrar essa transformação de Florianópolis, que hoje tem problemas de uma cidade grande, mas que também conserva características que resistem ao tempo, com pessoas que ainda preservam costumes dos antepassados”, observa Damasco.

 

Nascido na Ilha de Santa Catarina, na região do Ratones, Ademir Damasco reside há mais de duas décadas no Campeche. Convivendo com os moradores da comunidade, aprendeu a cultivar o gosto pela cultura popular, pela natureza e pelo surf, temas recorrentes em suas obras. Apaixonado pelo audiovisual, Damasco atua de forma independente, quase sempre bancando do próprio bolso o custo de produção dos filmes. Outras vezes, consegue financiamento por meio de leis de incentivo.

 

Atualmente, o cineasta independente trabalha na finalização do nono filme, que deve ser lançado no final do primeiro semestre de 2015. O documentário A Origem, feito ao longo de seis anos, mostra todo o processo de produção de uma prancha de surf construída com técnicas sustentáveis. Para compor a narrativa, Ademir Damasco cultivou uma planta, esperou ela crescer até ficar pronta para o corte. Depois, utilizou processos ecológicos no tratamento da madeira para transformá-la numa prancha de surf. Tudo isso registrado passo a passo, culminando com o uso do equipamento em belas ondas na praia do Campeche.

 

Tendo como pano de fundo a construção da prancha, o filme mostra muito mais que o desenvolvimento de um produto para o esporte. “Acompanhei todas as etapas, desde o nascimento da planta e também outras situações que aconteceram na região nesse período, e que são mostradas no filme”, revela Damasco. Segundo ele, mais que a história de uma prancha de surf, o filme registra o próprio ciclo da vida da planta e da cidade.  

 

Serviço:

 

O quê: Exibição do Documentário “Outono”, de Ademir Damasco

            Projeção audiovisual “Outono/Inverno” (*)

            *Com fotos de  Milton Osteto, Hermes Daniel, Jackson Silva,

               Paulo Goette, Ronaldo Andrade e Mara Freire

 

Quando: terça-feira (31/03) – 19 horas

 

Onde: Terminal de Integração do Centro (TICEN)

           Avenida Paulo Fontes s/nº - Centro

 

Quanto: gratuito

 

OBS: Em caso de chuva, a atividade será cancelada


galeria de imagens