Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

01/04/2015 - Cultura
Escola de Música tem aula aberta com Ney Rosauro
Encontro musical em Florianópolis recebeu um dos maiores percussionistas sinfônicos da atualidade

foto/divulgação: Divulgação / FCFFC

Ney Rosauro

Abrindo a programação da primeira edição do projeto Aula Aberta em 2015, nesta quarta-feira (1º), a Escola Livre de Música de Florianópolis recebeu a visita de Ney Rosauro, considerado um dos mais originais e dinâmicos percussionistas sinfônicos da atualidade. Compositor e pedagogo, Rosauro participou de uma roda de conversa e música com estudantes da escola para compartilhar experiências sonoras. Organizado pelo Grupo Livre de Percussão, que reúne alunos e professores da ELM, o encontro iniciou às 19 horas, aberto ao público, e com entrada franca.

 

A Escola Livre de Música de Florianópolis é um projeto de educação musical criado pela Secretaria Municipal de Cultura, com patrocínio da Tractebel Energia e Ministério da Cultura (MinC),via Lei Rouanet. A iniciativa visa a fomentar o gosto pela música erudita e popular, despertando competências, habilidades e senso estético. O projeto apoia a formação e capacitação de músicos, contribuindo para o desenvolvimento e profissionalização do mercado musical na Capital, além de incentivar a criação de orquestras, bandas e grupos eruditos e populares.

 

Sonoridades

 

Com um estilo próprio de compor, que se caracteriza por ritmos e melodias contagiantes, o percussionista, compositor e pedagogo Ney Rosauro usa elementos do folclore brasileiro para criar composições estilizadas e vibrantes. Encantando plateias pelo mundo e aclamado pela crítica, o artista construiu uma carreira internacional de sucesso, tornando-se conhecido como o “Villa-Lobos das baquetas”.

 

Nascido no Rio de Janeiro em 1952, Ney Rosauro iniciou os estudos musicais em 1964. Estudou Composição e Regência na Universidade de Brasília (1972-1978), período em que também teve o primeiro contato com percussão sinfônica, incentivado pelo professor Luiz Anunciação, da Orquestra Sinfônica de Brasília.

 

Buscando aperfeiçoar os conhecimentos, o músico fez cursos de especialização em Percussão e Pedagogia Musical na Alemanha (1985-1987), onde também fez mestrado em Percussão. Em 1992, concluiu doutorado em Percussão na University of Miami, nos Estados Unidos.

 

Entre as atividades que exerceu, Rosauro foi professor da Escola de Música de Brasília (1975-1987) e também chefe de naipe de percussão da Orquestra do Teatro Nacional, na Capital Federal. No final da década de 1990, coordenou o Laboratório de Percussão da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, além de dirigir o Grupo de Percussão da UFSM.

 

Atuando como pedagogo e solista, vem ministrando cursos e participando de festivais. Como percussionista tem realizado apresentações com orquestras ou em concertos solo no Brasil, Argentina, Uruguai, Cuba, Colômbia, Equador, Venezuela, Costa Rica, Peru, Guatemala, Porto Rico, México, Chile, Croácia, Lituânia, Polônia, Áustria, Luxemburgo, Suíça, Suécia, Alemanha, Inglaterra, Escócia, Dinamarca, Espanha, Holanda, Itália, Portugal, França, Canadá, Finlândia, Taiwan, China, Coréia, Japão, Nova Zelândia, Austrália, Grécia e nos Estados Unidos, entre outros países.

 

Como compositor, já escreveu mais de uma centena de peças e métodos didáticos para instrumentos de percussão, sendo a maioria das publicações editadas na Alemanha e nos Estados Unidos. Entre suas obras, o Concerto para Marimba e Orquestra já foi tocado por mais de 2,5 mil orquestras nos cinco continentes. Ney Rosauro trabalha internacionalmente para a Yamaha, Sabian, Contemporânea e Malletworks, além de tocar exclusivamente com baquetas e mallets Vic Firth.

 

Serviço:

O quê: Escola Livre de Música de Florianópolis

Onde: Núcleo Centro -  Rua Alves de Brito, 334 – Centro

          (48) 3325-2083


galeria de imagens