Secretaria Municipal de Educação

26/05/2015 - Educação
Zuenir Ventura ganha livro da SME de presente
Membro da ABL, jornalista e escritor recebeu a obra Uma Ilha de Leitura

foto/divulgação: SME

Zuenir, Maria Rosania e Rodolfo Joaquim Pinto da Luz

Um dos mais novos integrantes da Academia Brasileira de Letras (ABL) e vencedor do Prêmio Jabuti, em 1995, de Melhor Reportagem, Zuenir Ventura, foi presenteado pelo secretário de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, e pela coordenadora do projeto Floripa Letrada, Maria Rosania Tomaz, com o livro “Uma Ilha de Leitura”. A obra, de Felipe Matos, trata do surgimento de leitores desde a antiga Freguesia de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, até a primeira metade do século 20. Isto é feito com relatos das tipografias, livrarias, livreiros e livros da época.

 

O jornalista e escritor foi o homenageado do Festival e Fórum da Leitura que ocorre na capital catarinense. Na abertura do evento, o secretário de Educação falou a respeito do Floripa Letrada, que distribui gratuitamente livros e revistas nos terminais de ônibus.

 

Zuenir Carlos Ventura foi eleito para ocupar no dia 30 de outubro de 2014 a 32ª cadeira da ABL, sucedendo o dramaturgo Ariano Suassuna. Colunista do jornal O Globo, ganhou o Prêmio Jabuti em 1995, na categoria reportagem, pelo livro “Cidade Partida”, lançado em 1994.

 

Por dez meses o jornalista freqüentou a favela do Vigário Geral, no Rio de Janeiro, local onde no ano anterior houve uma chacina que contabilizou a morte de 23 pessoas. Em paralelo, acompanhou a movimentação de moradores da zona sul da capital fluminense em manifestações contra a violência urbana, uma vez que em 1993, por exemplo, ocorreram na praia de Ipanema vários arrastões, roubos por gangues.

 

Zuenir Ventura é igualmente autor de “1968: o ano que não terminou”. A obra retrata como foi o período marcado por revoluções culturais, políticas e sociais no mundo. Na época, o Brasil era comandado por uma ditadura militar, e os estudantes iam às ruas como forma de protestar e de resistir.

 

Cultura de graça

 

Promovendo o acesso gratuito e democrático do livro, o Floripa Letrada distribui gratuitamente livros e revistas à população da Grande Florianópolis. Os exemplares das obras estão à disposição do público em cinco terminais de ônibus da Capital e ficam expostos em cabines. Já foram distribuídos1 milhão 300 mil obras aos usuários do transporte coletivo.