Secretaria Municipal de Educação

26/09/2016 - Educação
Prefeitura dá ordem de serviço para nona creche
Nova unidade será construída no Morro do Horácio e atenderá 215 crianças

foto/divulgação: SME

O estabelecimento estará localizado à Rua Estanislau Vieira Filho

A secretária de Educação de Florianópolis, Maria José Brandão, assinou nesta segunda-feira (26) ordem de serviço para início da construção da Creche Municipal do Morro do Horácio. Em 12 salas de atividades, a unidade terá capacidade média para 215 crianças em tempo integral. Nesta região central da Capital, a Prefeitura possui uma escola, a Osvaldo Galupo, que atende crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.

 

Em um prazo de 180 dias, a creche deverá ser concluída pela De Faria Construções Ltda. O estabelecimento estará localizado à rua Estanislau Vieira Filho.

 

Dentro da política de aperfeiçoamento da acessibilidade, a Prefeitura irá instalar no prédio um elevador e banheiros para cadeirantes. O investimento será de R$ 3.655.000,00.

 

Na solenidade, Adriano Santos Rodrigues, presidente da Associação dos Moradores do Horácio, representou a comunidade. “Quando recebi o telefonema da Secretaria de Educação, fiquei muito contente. A nossa gente precisa de uma creche dentro do nosso espaço, para bem atender às nossas crianças”, disse. As obras começam ainda esta semana.

 

“É muito gratificante saber que a Prefeitura está conseguindo honrar, mesmo com dificuldades financeiras, esse compromisso assumido com a população do Morro do Horácio”, ressaltou Maria José Brandão. O presidente da empresa responsável pele empreendimento, Valério Aprígio De Faria, também esteve presente ao gabinete da secretária de Educação.

 

Estrutura da creche

 

O prédio terá dois pavimentos, em uma área de 1.637 metros quadrados. Quatro salas de atividades pedagógicas ficarão no térreo e as outras oito no piso superior.

A parte administrativa será composta por recepção, coordenação, direção, sala de atendimento de saúde, sala dos professores, depósito para material didático, sala de descanso para funcionários com copa, lavanderia, recepção de alimentos e desinfecção, despensa, cozinha.

 

Haverá igualmente uma sala para amamentação. A área de recreação coberta terá duas finalidades: além de uso recreativo, servirá como refeitório nos horários estabelecidos.

 

Serão nove creches em execução

Desde 2013, já foram construídas cinco unidades de educação infantil, o que permitiu a abertura de 1.184 novas vagas. Foram construídas a Creche Clair Gruber Souza (Canasvieiras), Creche Hassis (Costeira do Pirajubaé), NEI Gentil Mathias da Silva (Ingleses), NEI Maria Elena (Ingleses) e NEI Otília Cruz (Coloninha) .

 

Em fase de finalização, encontra-se a Creche Sol Nascente (Monte Verde), que viabilizará mais 72 matrículas de crianças de zero a cinco anos.

 

Com a Creche do Morro do Horácio, serão nove que estarão em execução. As demais são: Creche Vila Aparecida (Coqueiros), Creche Areias do Campeche (Areias do Campeche), Creche Red Park (Rio Vermelho), Creche Canto da Coruja (Rio Vermelho), Creche Morro do Céu (Agronômica), Creche Tapera (Tapera), Creche Cachoeira do Bom Jesus (Cachoeira do Bom Jesus), Creche Portal do Ribeirão (Ribeirão da Ilha).

 

Todas juntas, permitirão o acesso à educação infantil a mais 1.675 pequenos.


galeria de imagens