Secretaria Municipal de Educação

12/08/2019 - Educação
Prefeitura de Florianópolis bate recorde com implantação de polos da EJA
A 25ª localidade a receber a modalidade de ensino é o bairro Tapera, Sul da Ilha

foto/divulgação: Vanda Hickmann

Professora Vanda com a turma da EJA, na Tapera

Já está em funcionamento a 25ª localidade de Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Prefeitura de Florianópolis. Foi aberta uma turma no bairro Tapera. Atualmente, há 15 estudantes, com idade entre 37 e 65 anos. O novo polo, situado no Conselho Comunitário do bairro, funciona na segunda, quarta e quinta-feira, das 18h30 às 22h.

 

Os interessados em ingressarem na turma de alfabetização, a partir de 15 anos, podem ligar para a Secretaria de Educação, nos telefones 3212-0925 e 3251-6102 ou efetuar a matrícula no polo.

 

É o maior número de localidades da EJA abertas pelo município, assinala o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira. Em 2016, lembra ele, havia 17 endereços para quem quisesse se alfabetizar e concluir o ensino fundamental. Em 2017, esse número foi para 18 e em 2018 para 24 localidades. “Onde houver necessidade, a Prefeitura abrirá salas da EJA”, salienta.

 

No total, há 1.599 estudantes matriculados nas diversas regiões da cidade. No primeiro segmento, voltado para alfabetização, essa modalidade de ensino possui 266 matriculados, e 1.333 no segundo segmento, para aqueles que irão finalizar o ensino fundamental.

 

Histórias que inspiram

 

Jair Alves , 64 anos,  é mestre de obras-autônomo durante o dia, e à noite ,  estudante da EJA. Aos 12 anos, entrou para o mercado de trabalho, na sua cidade natal, Pato Branco, no Paraná. Despediu-se da sala de aula na antiga quinta série.

 

Mais velho, trocou a cidade pela capital catarinense. Instalou-se na Tapera, bairro onde mora há 30 anos.

 

Para Jair, a maior dificuldade em não ter terminado os estudos é pelo pouco conhecimento adquirido em matemática. O profissional sente dificuldades na hora de fazer os cálculos dos terrenos, o orçamento da compra de materiais, entre outros itens. Casado com Suzie Mara, com quem tem cinco filhos, tem a ajuda da esposa para realizar as contas. Um dos seus objetivos nesta modalidade de ensino é aprender a calcular para aperfeiçoar e melhorar o serviço prestado.

 

Ariovaldo Aparecido Romano , 63 anos, colega de aula de Jair,  é  auxiliar operacional da Autarquia  Melhoramentos da Capital (Comcap), empenhando-se  na limpeza pública, da varrição à  roçagem, na Tapera , local de sua residência há 16 anos.

 

Para ele, muitas pessoas não voltam a estudar por vergonha. Ele incentiva quem tem vontade de realizar essa conquista e, enfatiza que, sem estudo, as pessoas ficam reféns das outras.  “Eu agradeço a Secretaria de Educação por nos dar essa oportunidade, por nos dar essa chance.”


galeria de imagens