Secretaria Municipal de Educação

13/03/2017 - Educação
Educação trabalha para recuperar unidades atingidas por temporal
As aulas foram suspensas apenas na Escola Maria Tomázia, no Santinho

foto/divulgação: Ildo Turatti

Limpeza na Escola Virgílio Várzea, em Canasvieiras

Com o temporal da tarde de domingo, seis unidades escolares foram danificadas,  principalmente com destelhamento, vidros quebrados, problemas em calhas e árvores arrancadas.   Sofreram algum tipo de dano as escolas Virgílio Várzea  (Canasvieiras),  Maria Tomázia Coelho (Santinho),  Herondina Medeiros Zeferino (Ingleses),  Albertina Madalena Dias (Vargem Grande), Núcleo de Educação Infantil Gentil Mathias (Ingleses)  e Núcleo de Educação infantil Ingleses (Ingleses). 

 

Uma força-tarefa foi montada para que esses estabelecimentos de ensino sejam recuperados. As aulas foram suspensas apenas na Escola Maria Tomázia.

 

Conforme o secretário de Educação, Mauricio Fernandes Pereira, duas empresas privadas, além de funcionários da prefeitura, estão visitando as unidades para fazer o levantamento dos estragos e tomar medidas urgentes.

 

 “Ontem mesmo,  estou mantendo contato com os diretores dos estabelecimentos de ensino  para tranquilizá-los . Hoje, desde  cedo,  a  administração municipal  está  em campo   para garantir o mais rápido possível   o pleno funcionamento no ensino fundamental e na educação infantil”, disse.

 

Na Escola Maria Tomázia, professores e demais funcionários  se uniram para ajudar na limpeza da unidade. Com destelhamento de algumas  partes, foram atingidos salas dos anos iniciais, salas da direção, biblioteca, informática, sala  dos professores e cozinha.  Muitos vidros de  janelas foram quebrados. Há lama na quadra esportiva. 

 

Hoje não houve aula pela manhã e nem ocorrerá atividades no período da tarde. A prefeitura  se esforça  para que amanhã as aulas recomecem para os 700 estudantes da unidade.

 

Na Virgílio Várzea (Canasvieiras), pais e mães engrossaram o movimento de limpeza da escola, por volta das 7 horas da manhã, conforme o diretor Ildo Turatti. “Houve solidariedade das famílias para que a escola não interrompesse o seu funcionamento”, destacou.  A escola, de 700 alunos, teve 350 telhas  e 70 cumeeiras avariadas.

 

Na Escola Herondina Medeiros Zeferino (Ingleses)  ocorreu destelhamento do prédio central  e no ginásio de esportes,  vidros quebrados,  alagamentos. Duas árvores foram arrancadas pelo vento.  Calhas e para raios também.  Se chover, duas ou três salas  poderão ser interditadas.   A Herondina Medeiros é o maior estabelecimento da rede municipal de ensino com 1. 560 crianças matriculadas.

 

Na Escola Albertina Madalena Dias (Vargem Grande) duas salas de aula do anexo e uma sala do prédio central  tiveram problemas no telhado. O laboratório de Ciências está com goteiras. Toldos foram arrancados.  Galhos de árvores sucumbiram com o vento. A unidade é responsável por 750 alunos.

 

No Núcleo de Educação Infantil Ingleses  (Ingleses), apenas algumas telhas do corredor foram danificadas. O atendimento é normal para as 430 crianças de zero a cinco anos de idade.

 

O Núcleo de Educação Infantil Gentil Mathias, também  em Ingleses,  teve três salas alagadas devido a telhas  quebradas. Esses espaços já foram limpos. As atividades são normais para as  364 crianças da unidade .