Secretaria Municipal de Educação

home >

Formação Continuada


INSCRIÇÃO, FREQUÊNCIA e CERTIFICADOS

Para realizar sua inscrição nos Cursos e Eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, bem como consultar e imprimir comprovantes de frequência e certificados, a partir do ano de 2011.  Quaisquer dúvidas  relacionadas à inscrição e certificação, entrar em contato com o DAFAC através dos telefones: (48) 32120918 ou 3212 0920 . 

Clique no link abaixo:

 

 

 

 AGENDA DA FORMAÇÃO CONTINUADA

 

 

FORMAÇÃO DE DIRETORES E COORDENADORES DA EJA

A Secretaria Municipal de Educação por meio da Gerência de Formação Continuada tem o desafio de promover a formação continuada dos gestores das Unidades  Educativas e coordenadores dos Núcleos de Educação de Jovens e Adultos. Considerando as ações pertinentes aos cargos, as demandas apresentadas em seus cotidianos, a formação organizada busca no respaldo bibliográfico e nos estudos dos documentos oficiais consolidar uma formação que atenda às reais necessidades dos envolvidos, permeando  o entendimento de que o elo das estruturas de governo com a população é realizado pelo Servidor Público, neste sentido reafirmamos a sua importância ao tempo em que vivemos grandes transformações tecnológicas, comunicacionais, além de uma pandemia que pode mudar sobremaneira a forma de ser e estar no mundo.

O curso "A Gestão: os saberes e fazeres" ministrado pela profª Drª Júlia Siqueira da Rocha foi ofertado no período de abril a junho de 2022.

 

ESTÁGIO, PESQUISA E EXTENSÃO - EPEX

  • ESTÁGIO: processo de caráter sistêmico e institucional, tendo como objetivo a investigação e a intervenção nos espaços educativos na perspectiva da ação reflexiva, por meio de estratégias colaborativas sustentadas pelas instituições parceiras, com contrapartida (oficinas, minicursos, palestras, entre outros).
  • PESQUISAS: processo formativo, de caráter propositivo, sistêmico e institucional, tendo como objetivo a investigação nos espaços educativos na perspectiva da ação reflexiva, por meio de instrumentos e recursos metodológicos utilizados pelos pesquisadores das diferentes áreas, com imprescindível contrapartida (socialização dos resultados antecedendo a sua publicação,  seminários temáticos, produção acadêmica e tecnológica, entre outros).
  • EXTENSÃO: processo formativo, de caráter comunitário, propositivo, sistêmico e institucional, tendo como objetivo a transformação da realidade vivenciada nas comunidades educativas por meio de competências (humanas, tecnológicas, físicas, financeiras, entre outras) das Instituições de Ensino Superior.
  • Acesse informações complementares, convênios e relatórios e Seminários do Estágio, Pesquisa e Extensão.

 

 

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

Concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente pelo Programa. A Instituição de Ensino Superior é a proponente, sendo em Florianópolis: 

  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

 

Para mais informações acesse PIBID na página da CAPES.

Consulte o Relatório - Atualizado em 30.06.2017

 

 

BANCO DE DADOS DO PROFESSOR FORMADOR E CATÁLOGO DE DISSERTAÇÕES E TESES

O Banco de Dados de Professor Formador vem potencializar a atuação dos servidores e pesquisadores no Programa de formação permanente da Secretaria Municipal de Educação. O Catálogo de Dissertações e Teses visa à divulgação e ao conhecimento acerca dos trabalhos desenvolvidos por servidores e pesquisadores externos que têm suas pesquisas realizadas no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, possibilitando a reflexão sobre a realidade da educação. Os trabalhos aqui apresentados retratam a trajetória da Rede Municipal de Ensino, ampliando o conhecimento e tecendo novos percursos de pesquisas acadêmicas e formação em serviço.

  • Para mais informações consulte AQUI

 

 

LICENÇA PARA APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

A Secretaria Municipal de Educação concede ao servidor estável, licença remunerada para frequentar curso de pós-graduação em nível de Mestrado ou Doutorado, nas áreas afins ao cargo exercido pelo servidor e de interesse da Rede Municipal de Ensino, nos termos do Decreto Municipal nº 12.674/14.

 

 

PLATAFORMA CAPES DE EDUCAÇÃO BÁSICA

A Plataforma Capes de Educação Básica é um sistema disponibilizado pela Capes com a finalidade de constituir uma base de dados que abrigue o currículo dos profissionais e dos estudantes, para subsidiar o Ministério da Educação na formulação de políticas e no desenvolvimento de atividades de suporte à formação de profissionais de magistério para a educação básica, bem como realizar a indução, o fomento e o acompanhamento de programas e ações destinados à formação inicial e continuada. Para conhecer as ofertas dos Cursos 

Para mais informações acesse a PLATAFORMA ou ligue para para 0800 616161, opção 7.

 

 

SERVIÇO VOLUNTÁRIO

Entende-se como Serviço Voluntário a atividade não remunerada prestada por pessoa física a quaisquer órgãos da Administração Direta ou entidades dotadas de personalidade jurídica própria integrantes da Administração Indireta do Município de Florianópolis. O interessado em prestar Serviço Voluntário deverá entrar em contato com a Direção da Unidade Educativa que poderá (ou não) autorizar a realização desta ação. Se for de interesse da Unidade Educativa, a realização do trabalho voluntário ocorrerá de acordo com as orientações descritas na Lei Municipal nº 10.193/2017 e no Decreto n° 17.377/2017 e do Decreto 18.665/2018.

Para mais informações, entre em contato com a Fundação Somar Floripa.

Endereço: Rua Tenente Silveira nº 60 – Centro - Florianópolis - SC

Telefone: (048) 3251-6340 | e-mail: contato@somarfloripa.com | Portal http://somarfloripa.com/ 

 

CONTATOS

Gerência de Formação Continuada

Centro de Educação Continuada

Rua Ferreira Lima nº 82 – 1º andar

Centro - Florianópolis - SC

Telefone (48) 3212-0922 / 3212-0923

e-mail: gfc@sme.pmf.sc.gov.br