Secretaria Municipal de Educação

home >

GERÊNCIA DE PROGRAMAS E PROJETOS

Programas e Projetos 

 

Programa Educação Ambiental

 

  •  Eco Festival
  •  Eco Escolas

 

Coordenado pela Gerência de Programas e Projetos da SME, o Educando com a Horta Escolar e Gastronomia (PEHEG) tem o objetivo principal de proporcionar às crianças e adolescentes atitudes e hábitos sadios, preservando e protegendo o meio ambiente de forma sustentável.

 

Tem como meta também a promoção da saúde e da qualidade de vida. De uma forma descontraída e criativa, há uma integração das mais diversas áreas do conhecimento através de atividades teóricas e práticas.

 

No município de Florianópolis, cresce a cada ano o número de unidades educativas integrantes do PEHEG, saltando de cinco unidades em 2009 para 87 unidades em 2014, indicando um fortalecimento desta proposta educativa na Rede Municipal de Ensino.

 

 

  • Escola do Mar

 

É um recurso pedagógico extracurricular para o desenvolvimento e a prática de atividades de sensibilização, conscientização e preservação do ambiente marinho e costeiro, desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos da rede municipal de ensino de Florianópolis.

 

O projeto visa a ser um espaço para o desenvolvimento de atividades em educação ambiental marinha e costeira na região da Grande Florianópolis, para aquisição de conhecimentos e conscientização sobre a importância de conhecer e educar para preservar. Suas atividades tiveram início em outubro de 2008, com roteiros de navegação pela Costa Norte da Ilha.

 

 

  • Projetos Ambientais Próprios das Unidades Educativas

 

 

Programa Educação para Cultura de Paz

 

O projeto incentiva a resolução pacífica de conflitos, buscando criar uma cultura de paz nas escolas e na sociedade contemporânea. Buscando construir comunidades escolares sem violência - verdadeiros espaços de cidadania.

 

O objetivo é educar para a paz com ética, compreensão, espírito de justiça e de solidariedade, levando as pessoas à aceitação da diversidade étnico-racial-cultural-religiosa-de gênero, respeitando as diferenças, promovendo a igualdade na dignidade da pessoa humana, construindo um ambiente de trabalho e de vida saudável, de qualidade e pacífico. Não existe paz sem educação para a paz. 


 

  •  Ações de Paz e Não Violência nas Unidades Educativas
  •  Passeatas pela Paz e Não Violência
  •  Palestras sobre Cultura de Paz
  •  Seminário A arte de Viver em Paz – Parceria com a UNIPAZ