Secretaria Municipal de Educação

18/10/2018 - Educação
Unidade utiliza rádio escola e vídeo para educação ambiental
Estudantes incentivam o descarte correto de lixo eletrônico, pilhas, baterias e de óleo de cozinha usado

foto/divulgação: arquivo sme

O audiovisual foi o ponto de partida para a produção de vídeos e áudios sobre educação ambienta

Os professores e a garotada da Escola Básica Municipal José do Valle Pereira, situada no bairro João Paulo, entraram de cabeça no incentivo à educação ambiental. Distribuições de folhetos para a comunidade sobre a forma adequada de descartar resíduos marcam uma das atitudes ecológicas da unidade.

Para ajudar nesta empreitada, em parceria com o Conselho Comunitário do João Paulo, Conjop, o estabelecimento de ensino conseguiu obter três pontos de entrega voluntária de lixo eletrônico, de pilhas e baterias e de coleta de óleo de cozinha usado.

A escola motivou os estudantes  a publicarem um vídeo no YouTube, onde  Talita e João Vitor, do 4º ano, ensinam a forma correta de descartar materiais, a fim de propagar condutas que diminuam os impactos ambientais. 

 
A Rádio Escola da unidade, operada pelos estudantes no contraturno, também é empregada como ferramenta para influenciar na mudança de hábitos.

 

“A Rádio Escola é um projeto que já funciona há muitos anos. O veículo ajuda os estudantes a adquirirem informações, interpretá-las e expressá-las”, explica o professor Ricardo Levi.

“A gente estuda e depois grava o programa da rádio. Eu gosto de aprender coisas novas, então eu sei o que é cuidar da natureza. A rádio ajuda a passar essas e outras mensagens bem importantes”, conta Talita Pereira.

 

“Tudo no projeto é importante e interessante, pois não fala só de música, mas de muito mais, como: sustentabilidade e esse tipo de coisa que todos deveriam saber”, afirma a educanda Roberta Lamb.

 

Para o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, a educação ambiental deve ser um aprendizado presente no cotidiano dos estudantes. E para que eles se interessem em levar o conhecimento para a comunidade, a escola deve utilizar artifícios atrativos.

 
Dia de filme

 
Para as escolas que queiram entrar de cabeça no tema, do dia 23 a 27 de outubro, os estabelecimentos de ensino poderão agendar uma visita ao Centro Municipal de Educação Ambiental da Floram (CEMEA), para assistir ao filme “O professor Lacré”, da 9ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do Circuito Tela Verde.

  
O filme “O professor Lacré”, com direção, produção e roteiro de Érica Valle, é um vídeo de conteúdo socioambiental direcionado para crianças, onde mostra que toda vida na Terra está interligada e que simples atitudes cotidianas podem melhorar o meio ambiente e a nossa saúde.


galeria de imagens