Secretaria Municipal de Educação

17/09/2013 - Educação
Servidores recebem treinamento para emergências
Para prestar socorro correto e eficiente, é preciso conhecimento de técnicas

foto/divulgação: Fotos:Hermeto Garcia

Os profissionais receberam noções de avaliação de sinais vitais

“A solidariedade nos impulsiona para tentarmos ajudar as pessoas em dificuldades, mas, quando o assunto é salvar vidas, somente esse sentimento não basta. É preciso saber auxiliar.”


A afirmação é de Charles Schnorr, professor da Secretaria de Educação de Florianópolis e bombeiro comunitário. Ele falou sobre primeiros socorros para servidores das mais diversas secretarias da Prefeitura, como Saúde, Assistência Social, Turismo e Administração, além da Procuradoria, Defesa Civil e Defesa do Cidadão.

  

Um dos pontos da palestra foi dar instruções para que quem presta socorro consiga identificar inicialmente as condições da vítima. Se teve um mal-estar, um ataque cardíaco, desmaio ou uma intoxicação, por exemplo. Ou se sofreu uma colisão automobilística, queda, queimaduras. A segunda parte é acionar os profissionais de atendimentos pelos números 193, 192, 190, 199 e 153.

 

É preciso ter noções básicas sobre avaliação de sinais vitais, estabilização de fraturas, contenção de hemorragias, reanimação cardiorrespiratória, desobstrução de vias aéreas por corpos estranhos e ações durante o abandono de edificações em situações de pânico.

 

De acordo com Schnorr, que é ligado à Gerência de Programas Suplementares, essas ações fazem com que as pessoas despertem para uma cultura mais prevencionista diante de possíveis emergências. Além disso, desenvolvem uma postura mais proativa ao efetuar os primeiros atendimentos até a chegada do socorro profissional.


A palestra teve a organização das secretarias municipais de Administração e Educação e do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. O evento ocorreu na ultima semana, na sede da Federação do Comércio. Como o primeiro encontro teve uma boa aceitação pelo público, a Prefeitura realizará para os servidores outras atividades do gênero no formato de oficinas.