Secretaria Municipal de Educação

25/09/2013 - Educação
Horta em forma de estrela une escola e família em creche
O trabalho em conjunto defende uma alimentação saudável e a preservação do meio ambiente.

foto/divulgação: SME

A atividade faz com que os pequenos aprendam a respeitar a natureza.

Com o plantio de flores e hortaliças, a Creche Municipal Stella Maris Corrêa Carneiro, localizada em Ponta das Canas (Norte da Ilha), tem ampliado a relação das crianças com a Natureza. As ações pertencem ao projeto “Espaço da Creche... que microcosmos é esse?” e desenvolvem o senso de responsabilidade dos pequenos, já que são eles que plantam, regam e colhem flores, frutos, vegetais e temperos, orientados pelas profissionais da unidade.

 

O trabalho ambiental contempla, também, o embelezamento interno e externo da instituição, de maneira consciente, pois são utilizados materiais reciclados, como pneus, restos de madeira, latas de tintas usadas, carretéis de cabos elétricos e blocos de cimento. O pó de café usado é reaproveitado para o adubo de plantas.

 

   De acordo com Márcia Derlan, articuladora do projeto, a construção da horta envolveu a ajuda das famílias, estreitando laços com a unidade. A profissional relata que a horta foi feita em formato de estrela, para lembrar o nome da unidade.

 

As ações, segundo Márcia, fazem com que os pequenos aprendam a contemplar a Natureza e descubram que, para protegê-la, devem conhecer e saber da importância dos seres e elementos que a compõem. O senso estético, desenvolvido através dos trabalhos, está em fazer com que as crianças passem a perceber até as menores existências, como besouros, lagartas, borboletas e pássaros, compreendendo o papel deles no meio ambiente.

 

O saber compartilhado

 

No projeto, caixas de ovos transparentes viraram pequenas estufas de sementes, cascas de frutas são utilizados para o minhocário e para alimentar pássaros. A madeira de palletes que não era mais usada foi aproveitada na construção de cinco sofás, para a sala de vídeo da unidade, e de vasos para plantas ornamentais. A espuma e os tecidos, necessários para a montagem dos móveis, foram doados pela comunidade, assim como a costura das almofadas feitas para o ambiente. Nos recipientes, as crianças colocaram flores e adubo para decorar os banheiros.

 

Márcia diz que as ações afetaram a comunidade, incentivando o hábito de uma alimentação saudável, o cultivo de hortas e o reaproveitamento de materiais. A cozinheira Lúcia Helena da Silva, por exemplo, transformou um recipiente de detergente e filtro de café em uma linda luminária e presenteou a coordenadora do projeto.

 

CEPAGRO

 

O projeto Educando com a Horta Escolar é resultado da parceria entre a Secretaria de Educação de Florianópolis e Centro de Estudos e Promoção da Agricultura. Na Creche Municipal Stella Maris Corrêa Carneiro, o técnico da CEPAGRO responsável pela unidade é André Ganzarolli, que quinzenalmente faz o acompanhamento e manutenção do horto.

 

André leva periodicamente para a instituição novas propostas, como diferentes mudas de plantas e sementes, como a mostarda, a lavanda e o almeirão, entre outras. O profissional já realizou, por exemplo, atividades em que apresenta para as crianças os diferentes cheiros de temperos como hortelã, orégano e manjericão e apresentou suas funções. O técnico mostrou para os pequenos as plantas que servem para enriquecer ou complementar o sabor de algum alimento e as que são utilizadas para chás e suas finalidades medicinais. Entre as diversas ideias, o funcionário incentivou também o feitio de sucos de diferentes sabores, como de abacaxi, hortelã e couve.


galeria de imagens