Secretaria Municipal de Educação

26/09/2013 - Educação
SME faz parceria com Escola de Turismo e Hotelaria
A associação busca implantar um curso profissionalizante de gastronomia no Norte da Ilha

foto/divulgação: SME

Daniel Berger, Liliana Piski, secretária de formação da CUT/SC, Sônia Carvalho, as coordenadoras pedagógicas da Escola de Turismo, Aline Salami e Rosana Miyashiro, e Martinho da Conceição.

A Secretaria Municipal de Educação e a Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha estão se mobilizando para disponibilizar no ano letivo de 2014 o curso PROEJA-FIC (Programa de Educação de Jovens e Adultos com Formação Inicial ou Continuada) na área de gastronomia.

 

A iniciativa pretende atender às demandas no ensino fundamental e qualificação profissional no Norte da Ilha. A proposta é que as aulas sejam realizadas todos os dias da semana, dentro da escola de Turismo e Hotelaria, diferentemente do que acontece com a parceria que o programa tem com o IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), em que as aulas são ministradas no polo da EJA, no Centro, e no Instituto.

 

Na primeira reunião, foram socializadas as experiências das instituições e debatidos os desafios de implantação do novo polo. Ficou estabelecida a criação de um projeto-piloto realizado em conjunto pela SME e a Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha.  A expectativa é que no próximo ano o novo polo já esteja em funcionamento.

 

PROEJA-FIC

 

O PROEJA-FIC atua na Formação Inicial e Continuada no ensino fundamental. O objetivo é oferecer educação profissional a jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino fundamental na idade regular.

 

O programa faz parte de ações realizadas entre o Ministério da Educação (MEC), Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e secretarias municipais. Ele prevê que os cursos tenham carga horária mínima de 1.400 horas, sendo 1.200 para formação no ensino fundamental e 200 para a qualificação profissional.