Secretaria Municipal de Educação

04/12/2013 - Educação
Coral vai levar 500 vozes ao centro de Florianópolis
O coral se apresenta nesta quinta-feira, no Largo da Catedral

foto/divulgação: Professor Rodrigo Cantos Savelli Gomes

Apresentação do Coral 500 vozes no Colégio Silveira de Souza

O Coral 500 vozes, composto por alunos da rede municipal de ensino de Florianópolis, integra a Programação de Natal da Capital. Nesta quinta-feira (5), às 16h30, o grupo, regido e orientado por 14 professores de música, fará uma apresentação em frente à Catedral Metropolitana.

O projeto é desenvolvido com crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de 14 escolas. Os docentes se reúnem para fazer a seleção dos repertórios e a organização dos arranjos, além de dividirem a regência.

 

Rafael Gonçalves, professor de música envolvido no processo, ressalta que é oferecida aos alunos a oportunidade de interagirem com outros colegas de diferentes unidades e idades. De acordo com o profissional, as crianças têm a chance de “se sentirem artistas e de atuar fora da unidade à qual pertencem”. Atualmente, 515 estudantes participam do coral.

 

O repertório a ser apresentado no dia 5 de dezembro prioriza os clássicos da música popular brasileira. Serão interpretadas: a “Música da Escola”, de Jackson Cardoso, o hino de Florianópolis “Rancho de Amor à Ilha”, de Zininho, “Certos Amigos”, do grupo Expresso Rural, “Fico Assim sem Você”, da dupla Claudinho e Buchecha e “Ciranda da Bailarina”, de Chico Buarque e Edu Lobo.  

 

A iniciativa pertence à Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Participam das ações a Escola Desdobrada Municipal Jurerê e as escolas básicas municipais Batista Pereira, Donícia Maria da Costa, Antonio Paschoal Apóstolo, Intendente Aricomedes da Silva, Albertina Madalena Dias, Vitor Miguel, Paulo Fontes, José Amaro Cordeiro, Adotiva Liberato Valentim, Luiz Cândido da Luz, Brigadeiro Eduardo Gomes, Virgílio dos Reis Várzea e Maria Tomázia Coelho.

 

Unidades e professores participantes do projeto:

 

Unidade Educativa

Professores de música

E.B.M. Adotiva Liberato Valentim

Viviane Machado

E.B.M. Albertina Madalena Dias

Ricardo Levi

E.B.M. Antonio Paschoal Apóstolo

Rodrigo Cantos

E.B.M. Batista Pereira

Rose de Fátima Pinheiro Aguiar

E.B.M. Brigadeiros Eduardo Gomes

Ana Paula Ribeiro

E.B.M. Donícia Maria da Costa

Bárbara Funke Haas

E.B.M. Intendente Aricomedes da Silva

Rafael Gonçalves

E.B.M. José Amaro Cordeiro

Letícia Grala Dias

E.B.M. Luiz Cândido da Luz

Jaqueline da Rosa

E.B.M. Maria Tomázia Coelho

Elizabeth Santos Neves

E.B.M. Paulo Fontes

José Claudio Bandeira Barcellos

E.B.M. Virgílio dos Reis Várzea

Sérgio Santana

E.B.M. Vitor Miguel

Fábio Barreto

E.D.M. Jurerê

Claudio Bandeira Barcellos