Secretaria Municipal de Educação

07/02/2014 - Educação
SME destaca orientações para o bem-estar dos alunos no verão
Haverá o incentivo para ingestão de muita água e uso de bermudas e sandálias, dentre outras medidas.

foto/divulgação: SME

Unidades incentivam a hidratação constante

Devido às altas temperaturas que deverão permanecer durante o início do ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis está orientando todas as escolas, creches e núcleos de educação infantil a reforçarem medidas para garantir o bem-estar e saúde dos estudantes.


Levar uma garrafa de água de casa e usar roupas leves, como bermuda, são algumas das recomendações. As aulas começam na próxima quarta-feira, dia 12. Conforme o último balanço, a Secretaria de Educação tem sob sua responsabilidade 11.809 crianças de 6 meses a 5 anos e mais de 15 mil alunos no ensino fundamental, na faixa-etária de 6 a 14 anos.

 

Nessa época, as doenças mais comuns são ligadas à perda de líquidos e consequentemente à desidratação. Isto pode levar à diarreia, vômitos ou suor intenso. Para evitar essa situação, será redobrado o cuidado para que a criançada beba bastante água e sucos.


“Os pequenos devem ser incentivados a tomar muito líquido, mesmo que não peçam”, observou o secretário Rodolfo Joaquim Pinto da Luz. Aos adolescentes, será pedido que tragam de casa uma garrafa de água, que pode ser reabastecida na escola.

 

As roupas leves são sugeridas para o conforto de todos. Roupas de algodão são as mais indicadas. Também será incentivado o uso de bermudas por parte dos alunos, e sandálias, salienta o secretário. “Com esse tipo de roupa e acessório, todos vão se sentir mais à vontade e com concentração nas aulas”, reforça Pinto da Luz.

 

As práticas envolvendo atividades físicas ao ar livre nos períodos de maior intensidade de radiação solar, a partir das 9 horas, devem ser evitadas.  As atividades neste período devem ser realizadas em áreas internas, com abrigo do sol. As unidades de educação infantil estão recebendo protetor fator 40 para garantir a boa saúde dos pequenos.

 

Todas as instituições estarão atentas para intensificar uma alimentação baseada em muita salada e frutas. Os alimentos leves são de fácil digestão e aumentam a sensação de bem-estar e disposição.

 

Recomendações

 

 

  • Ingestão de muita água.

 

  • Incentivar alunos do ensino fundamental a trazerem de casa garrafa de água.

 

  • Uso de bermudas e outras roupas leves, além de sandálias.

 

  • Reforço na alimentação escolar com saladas e frutas.

 

  • Uso de protetor solar na criançada.

 

  • Evitar práticas envolvendo atividades físicas ao ar livre nos períodos de maior intensidade de radiação solar, das 9 às 18 horas. As atividades nestes momentos devem ser realizadas em áreas internas, com abrigo do sol.

 

  • Manter os locais arejados, com janelas e portas abertas, além de ventiladores ligados.