Secretaria Municipal de Educação

12/02/2014 - Educação
Ano letivo começa para 28 mil alunos no município
Rede possui 36 escolas e 85 unidades, entre creches e NEIs

foto/divulgação: Mariana Petry

Alunos do 3º ano da Escola Básica Adotiva Liberato Valentim

O ano letivo começou nesta quarta-feira (12) para 28 mil crianças da rede municipal de ensino. Júlia é uma das novas frequentadoras da Creche Waldemar Joaquim da Silva Filho, na Trindade, que atende 215 pequenos. A menina, de 1 ano e 10 meses, teve uma ótima adaptação, conta a mãe Cláudia. “Ela adora estar rodeada de crianças, na verdade foi mais difícil para mim, que nunca tinha deixado minha filha em uma creche”, afirmou a mãe.

 

Guilherme, 5 anos, e Gabriel , 3 anos, estão na unidade desde o primeiro ano de vida. Para a mãe da dupla, Fernanda, a creche, além de ser a mais próxima de casa, tem um excelente espaço e o trabalho realizado com as crianças é muito bom.


“Sempre me surpreendo com eles, pois voltam da creche muito mais críticos, quando vou ao supermercado eles sempre me questionam sobre os alimentos e comentam o que é mais saudável, por exemplo”. Fernanda complementa: “Meus filhos gostam tanto que nas férias pedem para vir para a creche.”

 

Na Creche Waldemar Joaquim da Silva Filho, que conta com 11 salas de aula, este inicio de ano está exigindo cuidado redobrado com o bem-estar da criançada e dos profissionais. Em todas as salas de aula existem bebedouros com água fresca. As crianças são encaminhadas a tomarem água corriqueiramente.

 

Na Escola Básica Adotiva Liberato Valentim, na Costeira do Pirajubaé, responsável por 420 alunos do 1º ao 4º ano, as aulas começaram com tranquilidade. A unidade tem 11 salas de aula, sendo que cinco têm ar condicionado e as demais estão equipadas com ventiladores. A criançada está sendo orientada a levar garrafa plástica para ser abastecida de água na escola. A maioria dos estudantes aderiu à bermuda e à regata para amenizar a sensação térmica.

 

As cozinheiras Claudete, Marivone e Lurdes, juntamente com a nutricionista Ellen, estão cuidando da alimentação dos pequenos. Neste primeiro dia de aula, as profissionais serviram vitamina, sanduíche e muitas frutas, como maçã, melancia, banana, laranja e mamão. Em todas as unidades da rede municipal de ensino, serve-se frutas variadas diariamente.

Início do ano letivo na rede

Estão matriculados na educação infantil quase 12 mil crianças e no ensino fundamental 15.400 estudantes. A rede possui 36 escolas, com atendimento do 1º ao 9º ano, e 85 unidades, entre creches e núcleos de educação infantil, responsáveis por crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses.

 

Aproximadamente mil pessoas estão inscritas nos núcleos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), que permitem que pessoas, com 15 anos ou mais, possam se alfabetizar ou concluir o ensino fundamental.


galeria de imagens