Secretaria Municipal de Educação

21/02/2014 - Educação
Prorrogadas as inscrições para curso antidrogas
A formação é para educadores de escolas públicas do Estado

foto/divulgação: PSE

Na região Sul o curso será realizado pela UFSC

O Curso Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, que começa em 17 de março, teve as inscrições prorrogadas até terça-feira, 25 de fevereiro. A formação pretende preparar os educadores na promoção da saúde, com ênfase no combate ao consumo de entorpecentes.


As aulas serão na modalidade a distância, terão carga horária de 180 horas e duração de oito meses. O curso será realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico: www.nute.ufsc.br/educadores.


A coordenação é da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, órgão do Ministério da Justiça, com parceria da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. O evento tem apoio da Prefeitura de Florianópolis, por intermédio das secretarias de Saúde e de Educação. A capital catarinense já integra o projeto Crack: é Possível Vencer.


O curso é aberto para educador de escola pública estadual ou municipal de todas as regiões de Santa Catarina. É necessária a participação de grupos com três a dez educadores por escola, pois a formação prevê um projeto de intervenção que precisa ser realizado em equipes.


Segundo pesquisa realizada em 2013 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e pelo Ministério da Saúde, a região Sul é líder em consumo de drogas lícitas e ilícitas entre estudantes matriculados no 9º ano do ensino fundamental. O estudo também aponta que Florianópolis teve o maior registro no país, com 17,5% de estudantes que já usaram entorpecentes, como maconha, crack ou cocaína.


“Tamo Junto”


As secretarias municipais de Saúde e de Educação atuam conjuntamente no Programa Saúde na Escola (PSE). Uma das metas é atuar na prevenção ao uso de drogas entre escolares.


Este ano, com apoio da equipe de Saúde Mental do Ministério da Saúde e como parte das ações do plano Crack é Possível Vencer, Florianópolis é umas das nove cidades, em sete estados, que participará da validação de uma metodologia que visa a promoção de habilidades de vida chamada #TAMOJUNTO.


São 12 aulas que abordam as relações com a escola, com amigos, com a sociedade como um todo. O PSE vem atuando na formação dos profissionais da Educação e da Saúde para a discussão deste e de outros temas relacionados a Promoção de Saúde Coletiva.

 

Contato:

Giorgia Wiggers (coordenadora do PSE) : 2106-5927