Secretaria Municipal de Educação

14/03/2014 - Educação
Escola municipal do Rio Vermelho 'respira' música
Ao som de cantos e instrumentos, alunos desenvolvem artes e brincadeiras

foto/divulgação: Arquivo: Escola

arte e brincadeira geram aprendizado

Ouvir música, criar, cantar e tocar repertórios da cultura infantil, erudita, popular, africana e indígena. A realidade faz parte do cotidiano das 36 escolas vinculadas à Secretaria de Educação de Florianópolis.

É o caso da Escola Antônio Paschoal Apóstolo, no Leste da Ilha, que reúne mais de 400 crianças do primeiro ano ao quarto ano do ensino fundamental. 


O professor Rodrigo Cantos busca desenvolver na criançada a capacidade de compreensão e expressão das diversas manifestações musicais. As estratégias pedagógicas procuram oferecer mais do que a habilidade de tocar um instrumento, mas também um contato íntimo com a música, com sua realidade sócio-cultural, com sua época, com seus anseios e desejos.


Meninos e meninas têm acesso a diversos instrumentos tradicionais, como teclado, violão, violino, escaleta e flauta doce. Os instrumentos de percussão como pandeiro, agogô, reco-reco, surdos, tambores, repinique, castanhola e tamborim também fazem parte da rotina.  


Desde o início de 2014, a escola conta com um espaço especialmente planejado para as atividades de música, artes e de brinquedoteca, Isso representa uma nova possibilidade de unir as artes e as brincadeiras com o desenvolvimento infantil.


As aulas exercitam a atenção, memorização, percepção, relacionando som, corpo e movimento. Há contação e criação de histórias a respeito de origens, mitos e usos dos instrumentos musicais e a prática musical de povos e culturas.


O professor Rodrigo observa que faz parte ainda da aula a criação e utilização de instrumentos musicais com materiais alternativos, como PVC, apitos, canos, madeiras, latas e objetos trazidos de casa.


Somado a isso, os alunos mostram em eventos as músicas trabalhadas em sala de aula. A criançada recebe também na escola a visita de artistas que apresentam peças musicais e teatrais.


Música universal


Desde 1998, a Secretaria de Educação possui profissionais de artes divididos por área: música, artes cênicas e artes visuais. O ensino de música, que contemplava estudantes dos quatro últimos anos escolares do ensino fundamental, agora tornou-se universal.


Todas as crianças, do primeiro ao oitavo ano, possuem aulas com professor de música. 


Para a tarefa, os profissionais contam com o livro “Ensino Curricular de Música – Uma Proposta de Atividades”, lançado no ano passado. O objetivo é auxiliar a prática de professores de educação musical, sugerindo exercícios a partir de experiências de profissionais da área.


A obra, patrocinada pela Secretaria de Educação da Capital, é assinada pelas professoras Rose de Fátima Pinheiro Aguiar e Silva, Luciana Weiss Quandt, Juliana Lhullier Borghetti e Viviane Priscila Machado.

 


galeria de imagens