Secretaria Municipal de Educação

29/04/2014 - Educação
Creches: crianças da sala de aula para a piscina
Unidades fazem parceria com academias e colocam a criançada para nadar

foto/divulgação: Creche Idalina Ochôa

A atividade busca facilitar a adaptação das crianças à água

Equilíbrio, agilidade, força, velocidade, desenvolvimento das percepções tátil, auditiva e visual, sociabilidade e autoconfiança. Estes são alguns benefícios que 140 crianças das creches municipais Idalina Ochôa, no bairro Carianos, e APAM Morro das Pedras, podem ter com as aulas de natação promovidas pelas unidades.

A criançada tem entre 3 e 6 anos.

Trabalhando a afetividade


A Creche Idalina Ochôa fez parceria com a academia Da Vula, que disponibiliza a piscina e o professor de natação Walmir Fernandes Junior, que atende 95 pequenos. O “Projeto Natação” acontece todas as sextas-feiras. O tempo destinado para cada grupo de crianças no espaço da piscina é de 45 minutos com propostas interativas e propícias para cada faixa etária.


O projeto é realizado há cinco anos e é coordenado pela professora de Educação Física Denize Costa Farias. A organização das atividades é feita pelos demais funcionários da unidade, com a participação das famílias.


Além da parceria com a academia Da Vula, localizada no bairro Carianos, a creche conta com o apoio da empresa de transportes Filhos da Luz, que faz a condução das crianças.


A atividade busca facilitar a adaptação das crianças à água, proporcionando independência, aumento do tempo destinado aos exercícios corporais, além de melhorar a capacidade respiratória e cardiovascular.


O projeto oportuniza o acesso à atividade dos pequenos com condições financeiras desfavoráveis, uma vez que os pais contribuem com R$ 13,00 mensais. O restante dos custos é bancado por duas empresas do bairro, a Clemar Engenharia e a Raf International.


Rosane Cristine Corrêa de Oliveira, diretora da unidade, afirma que “com o projeto, percebemos mudanças significativas no comportamento das crianças, como a melhora da autoestima com os desafios vencidos e metas alcançadas. A alegria das crianças é contagiante".


A professora Denize completa: “Também observamos a aproximação das crianças com as educadoras envolvidas no projeto, principalmente em relação à afetividade e contato físico dentro da piscina e desenvolvendo a autonomia no cuidado com os seus pertences, desde a organização na creche até a troca de roupas no vestiário da academia”.


Aprendendo a nadar


A Creche APAM Morro das Pedras firmou parceria com a academia Sotália, no Campeche, que oferece as aulas pelo custo de R$ 20,00 por criança. Participam das aulas 45 pequenos, divididos em duas turmas, uma na terça-feira e outra na quarta-feira. Na unidade, a ação acontece desde 2011 e é financiada pelos pais e pela verba doada pelo Supermercado HiperBom.


Juntamente com os profissionais da instituição, acompanham as crianças nas aulas de natação uma ou duas famílias, que são convidadas para auxiliar na organização.


Para a diretora da unidade, Eliete Rocha da Silva, “as aulas são importantes para inserir as crianças no meio aquático, pois estamos em uma Ilha”.  A diretora acrescenta ainda que, “como em todo final de ano levamos as crianças à Lagoa do Peri, é importante que elas tenham respeito pela água e saibam nadar”. 


galeria de imagens