Secretaria Municipal de Educação

29/04/2014 - Educação
Curso da UAB Florianópolis tem nota máxima
Administração Pública teve reconhecimento do INEP

foto/divulgação: SME

Professores Gerson, Valdemar e Ronei, juntamente com Fabiana Gonçalves, coordenador do Polo UAB Florianópolis

O curso de Administração Pública da Universidade Federal de Santa Catarina,  oferecido pelo Polo UAB Florianópolis, foi reconhecido com nota máxima.


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ligado ao Ministério da Educação, atribuiu ao curso, na modalidade a distância, nota cinco.


A UAB (Universidade Aberta do Brasil) na Capital é mantida pela Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Educação. 


Os representantes do governo federal, professores Valdemar Dias dos Santos e Ronei Galeando, visitaram o Polo, juntamente com o coordenador do curso Gerson Rizzati Jr. A inspeção foi para verificar in loco a infraestrutura, materiais e equipamentos disponíveis para os alunos. As condições constadas contribuíram para que o curso ganhasse a melhor nota.


Com ambientes adaptados que garantem a acessibilidade, os 180 alunos, divididos em duas turmas, podem acompanhar os cursos utilizando laboratórios de informática, biblioteca, salas de aula, salas de estudos, salas de tutoria, auditório, ambiente de convivência e equipamentos tecnológicos.


O que é

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema instituído pelo Decreto Federal n° 5.800, de 8 de junho de 2006, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES do Ministério da Educação.


A UAB  propicia a  articulação dos três níveis governamentais  (federal, estadual e municipal) com as  instituições públicas de ensino superior, para a implantação e a execução de cursos de  graduação e pós-graduação, na modalidade a distância.


Como funciona


A CAPES articula qual instituição de ensino deve ser responsável por ministrar determinado curso no polo de apoio presencial, mantido pelo município. Os cursos são gratuitos e financiados pelo governo federal e planejados pelas universidades. Um Polo, como o de Florianópolis, pode receber cursos de várias instituições públicas de ensino superior, inclusive de outros municípios e estados.


Ingresso

O acesso aos cursos ofertados para a demanda social no Sistema UAB é aberto a qualquer candidato que atenda aos pré-requisitos do curso e tenha sido aprovado em processo seletivo organizado pela instituição de ensino ofertante.


Panorama de Atendimento em Florianópolis

 

Instituições de Ensino: 05

Total de turmas: 15

Total de alunos: 998

Total de cursos: 11

Curso de Extensão: 01

Curso de Graduação: 02

Curso de Pós-Graduação: 08