Secretaria Municipal de Educação

24/06/2014 - Educação
Escola Albertina Madalena Dias completa 57 anos
Filha da professora que dá nome à escola fala da caminhada da mãe pela educação

foto/divulgação: Divulgação

Albertina em sala de aula com os alunos

A Escola Básica Municipal Albertina Madalena Dias, na Vargem Grande, comemorou 57 anos de história. A unidade, que atende 734 alunos, foi fundada em 1957. A auxiliar de sala de Educação Infantil Ana Maria Dias trabalha no estabelecimento de ensino e é filha da ex-professora Albertina. Profissionais e alunos ouviram o relato emocionado de Ana Maria a respeito da caminhada de sua mãe pela educação das crianças do bairro.

 “O maior sonho da minha mãe era que eu me tornasse educadora. Hoje, dar aula na escola que ela fundou é muito gratificante”, afirma Ana Maria, que é profissional da área há 27 anos, sendo 19 deles dedicados à unidade do Norte da Ilha.

Foi lançado um concurso de desenhos e frases para homenagear a escola. Os vencedores terão suas obras estampadas na camiseta da feira de ciências, que ocorrerá em novembro, além de receber um prêmio surpresa.

A primeira professora
Albertina Madalena Dias foi a primeira professora da escola, que funcionava em sua casa até 1971. A educadora lecionava com duas turmas mistas, do 1º ao 4º ano, e também era responsável por toda a unidade, pois na época não existia a figura de “diretor escolar” nas escolas desdobradas, estabelecimentos responsáveis atualmente por crianças até o 5º ano.

Em 1976, a professora aposentou-se por motivo de doença. Seu sonho era que a escola se tornasse básica, que atende hoje crianças do 1º ao 8º ano.

Em 1995, aos 65 anos, Albertina Madalena Dias faleceu e em 1996 seu desejo tornou-se realidade. A unidade passou a ser básica, em virtude do grande número de crianças que tinham que se deslocar até a comunidade de Canasvieiras para frequentar uma outra unidade, a Escola Básica Municipal Osmar Cunha.

A escola foi ampliada, foram construídas sete salas de aula, uma para a secretaria e outra para a biblioteca. Surge, então, a Escola Básica Municipal Albertina Madalena Dias, que tem este nome em homenagem prestada pela comunidade da Vargem Grande.

Albertina Madalena Dias foi casada com Valeriano da Luz Dias e teve quatro filhos, oito netos e um bisneto.  Nasceu em 5 de julho de 1929. Atuou ainda na região do Norte da Ilha como catequista.


galeria de imagens