Secretaria Municipal de Educação

07/07/2014 - Educação
Prefeitura inicia alerta aos 'pipeiros' contra o cerol
Campanha combate o uso de cortante nas linhas usadas para empinar pipas

foto/divulgação: Divulgação

Alunos da EBM João Alfredo Rohr estão conscientes do perigo do uso de cola e vidro moído no brinquedo.

Antes do encerramento das férias escolares, previsto para o dia 18 de julho, a Secretaria de Educação de Florianópolis colocou em prática nesta segunda-feira (7) a campanha “Pipa sem cerol também é legal”. É principalmente no período sem aulas que a criançada aproveita para empinar pandorgas.


A meta da Prefeitura é que a brincadeira dos alunos seja feita sem o material cortante, produzido a base de cola e de vidro moído.


Pela manhã, uma equipe formada por representantes dos bombeiros voluntários, Guarda Municipal e do Educa Samu-Serviço de Atendimento Móvel de Urgência esteve conversando com estudantes da Escola Básica Municipal João Alfredo Rohr, no Córrego Grande. Foi dado o alerta de que, se as linhas das pipas tiverem cerol, o material pode provocar ferimentos e até mortes.


Foi lembrado que os motociclistas são as principais vítimas e que o pescoço é a parte mais atingida, principalmente devido à falta de proteção.


A equipe também frisou que é importante que a criançada solte pipa longe da rede elétrica. Ao ficarem presos aos fios, os brinquedos são muitas vezes responsáveis por curtos-circuitos. Além disso, quem tentar retirar o brinquedo dos fios, pode receber uma descarga elétrica.


O pequeno João Vitor, 10 anos, aluno do quarto ano, relata que ele solta pandorga sem cerol. “Os meus pais me explicaram que a linha vira uma arma, contra todo mundo”. João complementa dizendo que uma vez teve um ferimento na mão, por culpa do cerol. “Foi um corte grande e sangrou bastante”.


Em caso de algum acidente, foi reforçado para que os estudantes liguem para o Samu, através do 192, ou para o Corpo de Bombeiros, com o número 193.


Além de palestras, durante a semana ocorrerão teatro e contação de histórias, entre outras atrações.


A iniciativa tem o apoio do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), SESC, Fundação Franklin Cascaes, Secretaria Municipal do Continente e Tractebel.

Revoada de pipas

Para finalizar a semana “Soltar pipa sem cerol também é legal”, no sábado (12) ocorrerá uma série de atividades no Parque de Coqueiros, das 9 às 12 horas.


Haverá uma revoada de pipas e distribuição de material que alerta sobre o perigo de uso de cerol nas pandorgas.


A criançada poderá se divertir com pintura facial e com brinquedos gigantes do SESC. Viaturas e cães adestrados da Polícia Militar estarão em exposição.


Membros de clubes de motociclistas e suas máquinas também estarão presentes no local.


O evento  contará ainda com show do Valdir Agostinho, que trabalha em suas letras temas tipicamente “manés”. Como artista plástico, é conhecido por suas pipas, que levam a cultura manezinha para os céus de Florianópolis e para galerias de artes pelo mundo.


galeria de imagens