'> Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação

06/10/2014 - Educação
SME promove cultura catarinense nas unidades
Através do projeto 'Vamos fazer arte', crianças conhecem o trabalho de artistas de Santa Catarina

foto/divulgação: Lucas Zeferino

Escolas receberam livros com a obra do pintor Hassis e CD do músico Chico Martins.

A equipe da Secretaria Municipal de Educação está visitando unidades da rede de ensino com o projeto "Vamos Fazer Arte", realizado pelo Programa Mapa das Artes e Culturas. As escolas recebem livros com obras do pintor Hassis e o CD “Caixinha de Música”, do músico Chico Martins e sua filha Ana Rosa. A distribuição do material busca divulgar o trabalho de artistas catarinenses.


As Escolas Desdobradas Municipais José Jacinto Cardoso, na Serrinha, e Osvaldo Galupo, no Morro do Horário, e a Creche Municipal Rosa Maria Pires, no Centro, foram visitadas nesta segunda-feira (6). Outras unidades da rede também receberão o material.


Hassis retratava em suas pinturas a cultura catarinense. Registrava o cotidiano da Capital pintando brincadeiras de pipa, de bolinha de gude, o boi-de-mamão e o cartão postal da cidade, a ponte Hercílio Luz.  Os livros procuram disseminar a obra do autor e contêm passatempos, como jogo dos sete erros, caça-palavras e atividades de desenho e pintura.


O CD “Caixinha de Música” é destinado ao público infantil e teve a participação de 120 crianças das creches municipais Irmã Scheilla e Vila União e das escolas Alfredo Rohr e José Amaro Cordeiro. Entre as faixas, estão “Vamos fazer arte”, “Meu mundo”, que fala sobre a infância, “Bicho mar” e “Galera da Praia”, que trabalham questões ambientais.


Fenaostra


Nas visitas, todos se juntaram para cantar o "Rancho de Amor à Ilha", onde a Ostrilha se apresentou para os pequenos e os convidou para visitar a 15ª Edição da Festa Nacional da Ostra e Cultura Açoriana (Fenaostra), que acontecerá no Centrosul entre os dias 8 e 12 de outubro.


A festa terá apresentações do boi-de-mamão, pau-de-fita e de bandas locais, como forma de divulgar a cultura nativa.  Haverá espaços de leitura e oficinas de arte, com confecção de pipas, dobraduras e desenho e pintura.


galeria de imagens