Secretaria Municipal de Educação

08/04/2010 - Educação
Criado Projeto Piloto com Servidores da SME contra Dores Lombares
Equipamentos auxiliarão no combate a dor nas costas

foto/divulgação: G.S.

Equipamentos auxiliarão no combate a dor nas costas

 

Ficar sentado em posição incorreta pode levar a crises de dores nas costas. Para corrigir a postura dos funcionários, a Secretaria de Educação de Florianópolis, por meio do Departamento de Saúde e Bem Estar dos Servidores (Desabes), está testando rolos lombares, que fornecem apoio adequado para manter a curvatura exata da coluna, sem esforço muscular. 

 

O Fisioterapeuta Everton Silveira de Campos ofereceu a alguns diretores e assessores da Educação orientações de prevenção com a utilização do equipamento. Vinte rolos serão experimentados pelos funcionários da secretaria.

 

As fisioterapeutas Taísa Vendramini e Sociarai Peruzo Iacono, responsáveis pela Ginástica Laboral na SME, farão a observação e avaliação da utilização dos rolos, apontando os ajustes necessários durante o uso das peças. Numa segunda etapa, será implementada adequação da disposição dos móveis utilizados, para produzir melhora no conforto dos servidores.

 

Caso aprovado, a Secretaria de Educação deve adquirir o produto para fornecer a todos os funcionários que trabalhem sentados por um longo tempo, englobando profissionais do órgão central da SME e das escolas, creches e núcleos de educação infantil.